Morreu Risoleta Maciel Brandão e Patos de Minas perde uma grande mulher

O dia hoje começou mais triste. Morreu dia 21, nessa cidade Dona Risoleta Maciel Brandão.

Maria Célia de Oliveira
23/12/2009 - 15h47

Morreu Risoleta Maciel Brandão e Patos de Minas perde uma grande mulher

Nasceu na Fazenda Gameleira, onde segundo ela mesma em sua meninice não faltaram muitas estripulias.Aprendeu com a professora Maria Madalena Prieto – licenciada pela Universidade de Coimbra, as disciplinas português, francês e conhecimentos gerais.

Esposa do Dr. Paulo do Prado Brandão, que foi o segundo diretor do Hospital Regional Antônio Dias no ano de 1947, se mudou para Belo Horizonte onde se tornou membro da Academia Feminina de Letras do Estado de Minas Gerais.

Risoleta publicou crônicas, discursos, conferências, pequenas biografias e histórias antigas do município de Patos de Minas e suas memórias, ajudaram no resgate da história do Hospital Regional Antônio Dias. Em reconhecimento e consideração a tão ilustre figura patense, o Hospital Regional Antônio Dias deu a sua biblioteca o nome de Risoleta Maciel Brandão.

Filha de família tradicional da cidade de Patos de Minas, desde criança já sabia descrever seu mundo com riqueza de detalhes e soube administrar seus muitos talentos, além de ser uma pessoa extraordinária, inteligente e lúcida até os seus noventa anos.

Aqueles que tiveram oportunidade de ler a crônica “O Carlos Chagas que eu vi” sabem do que estou falando em relação ao talento de escritora e a riqueza de detalhes que nos prendem do começo ao fim. Menina feliz, mulher realizada e reconhecida, amiga e tia querida, Risoleta Maciel Brandão irá deixar saudades; mas jamais será esquecida pela sua participação na história do Hospital Regional Antônio Dias e da cidade de Patos de Minas.

Risoleta Maciel Brandão recebeu placa de reconhecimento no septuagésimo nono aniversário do Hospital Regional Antônio Dias e já estava previsto para o próximo aniversário o descerramento da placa que será afixada à porta da Biblioteca que desde então leva o seu nome.

A todos os seus familiares o nosso pesar por tão nobre perda.

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias