Curso de história do UNIPAM tecendo uma bela história

Para certificar a qualidade dos cursos de ensino superior no país, o MEC criou o ENADE, Exame Nacional de Desempenho do Estudante. O ENADE é parte integrante de um complexo sistema de avaliação da edu

Não informado
26/10/2009 - 14h09

Curso de história do UNIPAM tecendo uma bela história

Dentre os vários cursos que foram avaliados no ano de 2008, em todo o território nacional, incluindo instituições públicas, privadas, fundações, faculdades, o curso de História foi um dos avaliados. O Curso de Licenciatura em História da FAFIPA/UNIPAM recebeu nota 4, no conceito do ENADE (de 0 a 05). Tal conceito é atribuído através do CPC. O CPC - Conceito Preliminar do Curso - é um indicador preliminar da situação dos cursos de graduação. Ele consubstancia diferentes variáveis que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Fomos o 8º curso colocado entre os cursos de História do Estado de Minas Gerais e o 3º colocado entre as instituições particulares no Estado. Em termos nacionais, somos o 86º colocado, entre 433 cursos. Estes são indicadores relevantes, pois só em Minas Gerais, existe pelo menos uma dezena de universidades federais e todos sabemos do investimento do governo nessas instituições, sobretudo em pesquisas e titulação de professores. Estamos melhor colocados que muitos cursos de História de universidades federais.

Neste momento de crise dos cursos de licenciatura no Brasil, temos a satisfação e o orgulho de afirmarmos que o curso de História oferecido pela FAFIPA, há 40 anos, realmente tem história, trata-se de um curso de alto nível. Tanto no que tange ao conteúdo, metodologia, matriz curricular, biblioteca, recursos didático-pedagógicos, quanto à qualidade das aulas ministradas pelos nossos professores. Apesar de não dispormos de um quadro de professores composto majoritariamente por doutores, como recomenda o MEC, temos profissionais docentes com ampla experiência, além de um relacionamento interpessoal com os alunos que fazem do curso um espaço de convivência acadêmica extremamente profícuo e saudável. Como somos um curso de licenciatura, nossa missão fundamental é formar professores de história ricos em conteúdo, bem como, didaticamente preparados.

O Curso, através do LEPEH – Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão de História – desenvolve um trabalho de assessoramento a pesquisas sobre História Local, História Social e História Cultural, onde os alunos dispõem de um rico acervo documental, sobretudo de jornais de Patos de Minas, desde o início do século passado. Além disso, promovemos viagens histórico-culturais monitoras a cidades mineiras do século XVIII, onde praticamente – alunos e professores – um pouco da experiência e do gosto da memória.

O conceito do Curso de História do UNIPAM no ENADE 2008, nos colocando entre os melhores cursos de História do país é, sobretudo, o resultado de um trabalho coletivo, desenvolvido pedagogicamente na medida certa. Nossos alunos verdadeiramente aprendem e saem preparados para o mercado de trabalho: bons professores, boa infra-estrutura e boas aulas, eis a medida! Não tem milagre, é maturidade e experiência para formar bons professores com vistas a melhorar a educação e consequentemente, o país.

Parabéns aos alunos formados em História na FAFIPA/UNIPAM em 2008, parabéns ao Curso de História do UNIPAM.

* Prof. Marcos Antônio Caixeta Rassi
Coordenador do Curso de História do UNIPAM

 

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias