Zona rural: vacinação contra raiva começa na próxima segunda-feira

Imunização é voltada para cães e gatos acima de três meses. Na área urbana, campanha será em quatro etapas, começando em 22 de agosto

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas
30/07/2020 - 08h16

Zona rural: vacinação contra raiva começa na próxima segunda-feira

No dia 3 de agosto, próxima segunda-feira, a Prefeitura de Patos de Minas iniciará a Campanha Antirrábica 2020 para cães e gatos no meio rural. Por meio de ação conjunta entre Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses, a expectativa é que sejam vacinados cerca de 25 mil animais em todo município este ano.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. A doença é transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura.

 

 

A imunização dos cães e gatos com idade acima de três meses nesse momento torna-se de extrema importância, já que não houve vacinação em 2019. Além disso, recentemente foi encontrado um morcego positivo para o vírus rábico na zona urbana do município, fato que demonstra que o vírus da raiva está circulando na nossa região.

No meio rural serão quatro equipes realizando a vacinação: duas na região do distrito de Bom Sucesso e arredores e outras duas equipes no distrito de Pilar. Vale destacar que os servidores responsáveis pelo serviço estarão identificados com crachá e uniformes padronizados, bem como usando equipamentos de proteção individual (EPIs), conforme os protocolos de biossegurança.

Cidade – No meio urbano, a campanha terá início no dia 22 de agosto e será organizada em quatro etapas: cada fase contemplará bairros específicos da cidade e ocorrerá em data previamente determinada (detalhes no fim do texto).

As datas para cada uma dessas etapas são:

-1ª etapa: 22 de agosto
-2ª etapa: 05 de setembro
-3ª etapa: 19 de setembro
-4ª etapa: 26 de setembro

Clique e confira os locais de vacinação


  • Galeria

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias