Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

Programa oferece atenção domiciliar a pacientes com dificuldades para sair de casa. Principal meio de encaminhamento serão as unidades básicas de saúde.

02/04/2020 - 11h08

Melhor em Casa inicia atividades e reforça saúde pública em Patos de Minas

A saúde em Patos de Minas comemora uma grande conquista nesta quarta-feira (1º). Trata-se do início das atividades do Melhor em Casa, programa por meio do qual profissionais oferecem atenção domiciliar a pessoas com dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa. O município é o primeiro da macrorregião a implantar o serviço, cujo principal objetivo é proporcionar ao paciente cuidado mais próximo da rotina familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e reduzindo o risco de infecções. Com esse trabalho, inclusive, será possível liberar leitos nos hospitais públicos.

Segundo o diretor de Atenção Básica, Iraí Ferreira de Ázara Júnior, o programa conta com três equipes multiprofissionais, totalizando 20 integrantes: enfermeiros e técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, farmacêutico, psicólogo, assistente social e nutricionista. Eles serão responsáveis por atendimentos domiciliares regulares, sendo a frequência de visitas definida conforme o estado clínico e a avaliação de cada paciente. É importante que exista também um cuidador, que poderá ser ou não membro da família. O cuidador será a referência para os membros do Melhor em Casa.

O encaminhamento de pacientes para o programa será tanto por busca ativa em hospitais quanto por encaminhamento via unidades básicas de saúde (UBS). "Patos de Minas ganhará muito com o programa. É um trabalho diferenciado, que permite atenção humanizada aos nossos pacientes. As equipes são muito comprometidas. Não tenho dúvidas de que, muito em breve, colheremos os resultados de todo o empenho para implementá-lo aqui. É um programa federal, mas sem ação do município ele não acontece", disse Júnior.

O diretor explicou que as instalações do Melhor em Casa estão sendo finalizadas, mas isso não impede o início das atividades. "As paralisações decorrentes do coronavírus atrasaram alguns ajustes, mas dentro de 15 dias acredito estarmos com a sede prontinha." O prédio recebeu o nome de "Divino Bernardes Dias - Sr. Jovino", sendo o projeto de lei para nomeação de autoria do vereador Lásaro Borges (PRB). O ponto de apoio do novo serviço é na Avenida Tomaz de Aquino, 2.115, Jardim Itamaraty. O telefone para contato é 3812-4911.


  • Galeria
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas

Patos Notícias


Patos Notícias