Vacinação contra gripe será retomada na quinta-feira com nova estratégia

Distribuição de senhas no dia anterior à vacinação é tentativa para reduzir filas e evitar deslocamento desnecessário de idosos e profissionais de saúde.

31/03/2020 - 10h03

Vacinação contra gripe será retomada na quinta-feira com nova estratégia

Na próxima quarta-feira, a partir das 7h, as unidades básicas de saúde distribuirão senhas para a vacinação contra influenza a ser realizada na quinta-feira (2). As doses serão administradas somente em maiores de 60 anos e em profissionais de saúde, que são o público prioritário desta primeira etapa da campanha nacional contra a gripe. O atendimento ocorrerá em todas as UBS, com exceção da unidade situada no Bairro Alto da Serra.

A estratégia é uma tentativa da Secretaria Municipal de Saúde de evitar que as pessoas se desloquem em busca do serviço, formem grandes filas e retornem para casa sem a vacina. Esse problema aconteceu nos dois dias em que houve vacinação e é decorrente do número limitado de doses enviadas pelo Governo de Minas Gerais ao município. A Secretaria de Estado de Saúde abastece a cidade por remessas, que serão em número de 17 até o fim da campanha, em 22 de maio.

A prefeitura pede que as pessoas fiquem atentas às orientações tanto para retirada das senhas quanto para o dia da vacinação, de modo a evitar tumultos. São elas:

- a senha não precisa ser retirada por quem será vacinado no dia seguinte, mas quem for buscá-la deve, obrigatoriamente, portar documento (ou cópia de documento) da pessoa que receberá a dose.

- O horário para entrega de senha nas UBS é a partir das 7h de quarta-feira (1º);

- as senhas serão limitadas a duas por pessoa (a ideia é permitir que filhos, por exemplo, retirem para pai e mãe idosos);

- para os pontos de vacinação no sistema drive thru, as senhas serão distribuídas somente na quinta-feira (2). No Pátio Central Shopping, serão vacinadas somente pessoas no veículo. Já a UBS Ipanema e o ponto extra no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS, na Avenida Marabá) atenderão pessoas a pé e no veículo;

- na hora da vacinação, o idoso deve comparecer à UBS com senha e documento pessoal em mãos; já o profissional de saúde precisa apresentar senha e comprovante de vínculo empregatício;

- o horário de início da vacinação em cada UBS e nos pontos de drive thru, estão disponíveis no site patosdeminas.mg.gov.br ou nos canais oficiais da prefeitura;

- vale reforçar que não é necessário enfrentar filas de madrugada para assegurar senha ou vacinação. Todos que integram os grupos prioritários da campanha serão vacinados à medida que novas remessas de vacina forem enviadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas

Patos Notícias


Patos Notícias