SENAI e indústrias se unem para manutenção de aparelhos respiradores

Mais de 3 mil equipamentos fora de operação poderão ser usados em pacientes da COVID-19.

30/03/2020 - 14h50

SENAI e indústrias se unem para manutenção de aparelhos respiradores Imagem Ilustrativa

O SENAI e dez grandes indústrias se uniram para realizar a manutenção de respiradores mecânicos que estão sem uso, a fim de ajudar no tratamento de pacientes da COVID-19. A rede voluntária conta com 25 pontos para receber os equipamentos, a partir desta segunda (30), dos quais dez são unidades do SENAI e 15 estão em plantas das seguintes empresas: ArcerlorMittal, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Ford, General Motors, Honda, Jaguar Land Rover, Renault, Scania, Toyota e Vale.

Os pontos da Iniciativa + Manutenção de Respiradores estão em 13 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

No momento, mais de 3.6 mil ventiladores pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja porque foram descartados ou têm necessidade de manutenção, de acordo com a LifesHub Analytics e a Associação Catarinense de Medicina (ACM). Segundo os dados, existem 65.235 desses equipamentos no país, sendo 17.837 na rede privada e 47.398 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da COVID-19, pois a Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios da doença. A estimativa é que cada ventilador recuperado poderá atender até dez pessoas.

Confira AQUI quais são os pontos.

Estabelecimentos de saúde como hospitais, clínicas, entre outros, que tenham ventiladores pulmonares para manutenção, podem entrar em contato com o ponto de manutenção mais próximo.

Indústrias que queiram se unir nesta ação com mais um ponto de manutenção, devem entrar em contato pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

Fonte: Agência de Notícias da CNI

Patos Notícias


Patos Notícias