Bebê de Unaí com suspeita de coronavírus é internado no Hospital São Lucas

Foi necessário acionar a Polícia Militar para que o bebê fosse internado.

Caio Machado
27/03/2020 - 11h37

Bebê de Unaí com suspeita de coronavírus é internado no Hospital São Lucas

Na madrugada desta sexta-feira (27), um bebê entubado com suspeita de coronavírus chegou a Patos de Minas de Unaí para ser internado no Hospital São Lucas.

Segundo o boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi acionada por volta das 00h30min para comparecer ao Hospital São Lucas.

No local havia um bebê entubado de 1 mês e 29 dias acompanhado da mãe e de uma médica de Paracatu, oriundas da Chapada Gaúcha de Minas, que haviam chegado à cidade por meio de uma ambulância de Unaí.

Segundo a médica, a criança apresentou sintoma de gripe cinco dias atrás, e febre há dois dias, que inicialmente aparentava se tratar de um quadro de bronquiolite viral.

A suspeita mudou para covid-19 após os médicos se informarem que a mãe da criança manteve contato com pessoas que haviam viajado recentemente.

Foi feito um teste para coronavírus, cujo resultado ainda não ficou pronto e por meio de um cadastro no SUS Fácil de Unaí, foi obtida uma vaga para o bebê no Hospital São Lucas.

Em Patos de Minas, o bebê não foi atendimento porque segundo os responsáveis do hospital, não há estrutura isolada com neonatal e nem equipamento de proteção individual para a devida internação.

Como a criança estava entubada na ambulância e não havia oxigênio o suficiente para retornarem a Unaí, a PM foi acionada para averiguar a possibilidade do hospital receber a criança.

Após diálogo com equipes do hospital, uma área do CTI neonatal foi isolada e equipamentos de proteção individual foram obtidas por meio de uma ambulância, para que os trabalhos fossem feitos até o amanhecer.

O Hospital São Lucas afirma que a situação da criança está sob controle, apesar de não informar o estado clínico da mesma.

Patos Notícias


Patos Notícias