Saiba como evitar golpes em compras online

O Patos Notícias preparou cinco dicas para auxiliar que pessoas não sejam vítimas de fraudes na internet.

Caio Machado
20/02/2020 - 11h01

Saiba como evitar golpes em compras online Imagem Ilustrativa / Bruno Píres

Nas últimas semanas, várias pessoas em Patos de Minas foram vítimas de golpes ao efetuarem compras de diversos tipos de produtos pela internet. O número de mercadorias disponíveis e a facilidade de compra são sedutoras, porém perigosas devido aos golpistas.

Para evitar que mais pessoas sejam enganadas, a redação do Patos Notícias elaborou uma lista com cinco dicas para auxiliar os patenses de caírem em fraudes.

 

Desconfie de ofertas baratas demais:

O principal motivo para não comprar os produtos em lojas físicas da cidade são os descontos oferecidos em lojas da internet. Dependendo da mercadoria, a diferença de valor pode chegar até 50%.

Entretanto, uma das desvantagens é a demora com que o produto leva para chegar até a casa do comprador e os custos de envio. Neste caso, comprar na cidade é a melhor opção em casos urgentes.

Fique atento ao encontrar uma oferta que esteja barata demais, é ali que os golpistas mais agem. Nestes casos, ou o anúncio pode ser falso ou a mercadoria pode ser de procedência duvidosa e até roubada.

Se o produto for importado e custar mais de 100 dólares, pesquise o valor do mesmo em moedas estrangeiras e faça a conversão. Calcule ainda 60% de impostos de importação e 18% de ICMS. Se mesmo assim ficar barato demais, desconfie.

 

Busque informações sobre os vendedores:

Antes de fechar uma compra, tente acumular informações sobre as pessoas com quem você está negociando. Via de regra, os sites de e-commerce informam dados de contato e exibem certificados de segurança no inferior das páginas.

Com serviços de busca como Google fica fácil encontrar informações sobre vendedores. O portal Reclame Aqui também é uma ferramenta extremamente importante para verificar a reputação dos comerciantes, pois mostra feedbacks dos clientes sobre as lojas online.

Sites como Mercado Livre oferecem compras extremamente seguras se você seguir as normas do site. Negociar por fora e efetuar depósitos e pagamentos sem intermediação da plataforma é uma das maneiras que os estelionatários buscam para dar golpes.

 

Procure amigos que já compraram nas lojas:

É importante verificar se pessoas conhecidas já compraram nos locais que você pretende adquirir produtos. Busque páginas e perfis dos vendedores no Facebook, caso tenha amigos em comum, peça opinião a eles sobre a idoneidade dos mesmos.

No Instagram, os clientes costumam publicar stories e fotos com os produtos e serviços adquiridos em compras online. Desconfie se o vendedor não aparentar estar ativo na rede social e sequer manter laços com clientes.

 

Serviços de pagamentos facilitam o cancelamento de negociações fraudulentas:

Comprar online ficou muito fácil com serviços como Pagseguro, Paypal, Picpay e até mesmo de bancos online como Nubank, que possibilitam formas diversas de pagamentos, como boleto bancários, depósitos e até parcelamento.

A vantagem de adquirir produtos por meio destas empresas é que elas são intermediárias e possibilitam cancelamento e devolução do pagamento em caso de problemas durantes as transações. Dê preferência para vendedores que as utilizam.

 

Capture telas das negociações e verifique as notas fiscais:

É melhor prevenir do que remediar. Já que celulares e computadores permitem que capturas das telas sejam feitas com facilidade, não hesite em registar tudo, principalmente em negociados informais negociadas por mensageiros como WhatsApp e Telegram.

Verifique se as notas fiscais online estão chegando corretamente na caixa de entrada ou no spam do e-mail. Se elas não forem sequer geradas, pode ser que você esteja sendo vítima de algum tipo de fraude ou que a loja atue de forma clandestina.

Patos Notícias


Patos Notícias