Ordem de Serviço para as obras do CEAM Mocambo foi assinada no final de janeiro em Patos de Minas

O evento ocorreu no último dia 30 de janeiro.

10/02/2020 - 14h55

Ordem de Serviço para as obras do CEAM Mocambo foi assinada no final de janeiro em Patos de Minas

No dia 30 de janeiro, às 19 horas, em área do Restaurante Quiosque do Mocambo, anexa ao Conservatório Municipal no Parque Municipal, foi oficializada a assinatura da Ordem de Serviço das obras de construção do Centro de Referência em Educação Ambiental de Patos de Minas, o futuro CEAM Patos.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário, representantes de instituições e entidades ligadas ao meio ambiente e saneamento básico, diretores e técnicos da Copasa, e órgãos de comunicação da região.

O evento teve ainda a apresentação artística dos músicos Maurício Castro e Civuca Costa, do Duo MC Mobi, interpretando músicas brasileiras com temas sobre a água, floresta, natureza e meio ambiente, como trilha sonora para uma maior reflexão ecológica na região.

Após o uso da palavra pela presidente do Colmeia Patos, Geize Soares; da superintendente regional da Copasa, Cristiane Carneiro, do promotor de justiça da Coordenadoria Regional do Minsitério Público, Ataíde Peres de Oliveira; e do prefeito municipal, José Eustáquio Rodrigues Ales; o documento foi assinado pelos representantes da empresa construtora, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, e pelo Município.

De acordo com o Termo de Referência, a empresa vencedora da licitação, a Jal Eireli da cidade do sul de Minas, São João do Manteninha, terá um ano de prazo para a construção da sede do CEAM Patos, em área interna do Parque do Mocambo. A construção terá 387 metros quadrados e está orçada, inicialmente, no valor da ordem de R$ 650.000,00 (seiscentos mil reais).

O Centro de Educação Ambiental será um espaço didático, pedagógico e lúdico e de formação para a educação e orientação socioambientais, com salas destinadas para a recepção de alunos, estudantes, educadores e público interessado, com espaço multimídia para oficinas, palestras, workshops e conferências. Além de uma ambiência inclusiva, interativa e sistêmica de educação ambiental continuada, que possibilite a criação e a promoção de projetos fortalecidos de modo a conscientizar a população acerca da necessidade do uso racional e sustentável dos recursos naturais renováveis.

A construção do CEAM Mocambo em Patos de Minas será feita por meio de investimentos oriundos do programa Pró-Mananciais da Copasa, valor que será administrado, monitorado e acompanhado pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia). A previsão de inauguração da obra é para o final de 2020 ou início de 2021, já que o prazo é de 12 meses para a entrega da sede do CEAM Mocambo.

Segundo o vice-presidente do Colmeia Patos, Civuca Costa, que também compõe a Câmara Técnica de Sustentabilidade das obras do CEAM Mocambo, uma comissão formada por membros do coletivo irá acompanhar todas as etapas de construção do prédio do Centro de Educação Ambiental no Parque Municipal do Mocambo, para a garantia das intervenções físicas previstas no contrato da obra.

A Câmara Técnica de Sustentabilidade será responsável para cobrar da empresa construtora o cumprimento do conograma de obras com a utilização de equipamentos sustentáveis como o uso de energias limpas, reuso de águas pluviais, instalação de aparelhos econômicos (como lâmpadas, torneiras e válvulas temporizadas), uso de energia solar e piso permeável, aproveitamento de luz natural, coleta seletiva de resíduos sólidos e setor de reciclagem, bem como a instalação de ecoteca (biblioteca ecológica) e a edificação de um anfiteatro no local. E, definição de área na parte externa do prédio para a construção de jardins e composição de áreas verdes.


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: Ascom Colmeia Patos

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias