UNIPAM desenvolve projeto intercursos sobre Queijo Minas Artesanal do Cerrado

Alunos de Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Agronegócio e Sistemas de Informação produzirm conteúdos para a Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado.

06/12/2019 - 14h25

UNIPAM desenvolve projeto intercursos sobre Queijo Minas Artesanal do Cerrado

Na última quinta-feira (27), aconteceu a apresentação dos trabalhos desenvolvidos por alunos do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) no Projeto Integrador Intercursos, em parceria com a Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado. Na cerimônia, foram expostos os conteúdos de suporte realizados em prol da Associação.

O projeto nasceu a partir da demanda da criação de uma marca, desenvolvimento da história em documento textual e a criação de um site que dessem identidade a produção do queijo minas artesanal. “Foi solicitado que os cursos de Agronegócio, Jornalismo, Letras e Publicidade e Propaganda, com apoio do curso de Sistemas de Informação, pudessem desenvolver e aplicar algumas demandas ao longo do semestre, que compreenderam desde a criação da marca e identidade visual da Associação até uma cartilha de orientação mercadológica, entre muitas outras coisas”, contou uma das professoras responsáveis pela coordenação das atividades desenvolvidas, a publicitária Rafaela Resende.

Além disso, foram produzidos vídeos institucionais, fotografias para um banco de imagens, jornal impresso e digital, e minidocumentários, sobre os produtores participantes da Associação. O presidente da Associação dos Produtores de Queijo Minas Artesanal do Cerrado, Wellington Carlos Vieira, ficou satisfeito com a parceria. “O que foi feito durante o semestre superou as nossas expectativas. Esperamos que no ano que vem nós possamos dar continuidade a esse projeto com novas ações”, afirmou.

No ano de 2016, diante do grande potencial empreendedor da produção artesanal desse tipo de queijo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG), estabeleceram uma parceria com foco no acesso ao mercado, cooperação e capacitação dos produtores de queijo existentes nos 19 municípios que integram a Região do Cerrado Mineiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento dessa cultura.

Para a analista técnica do Sebrae Minas, Adenilce Rodrigues, ações como estas fortalecem a cultura desses produtores. “Projetos como esse têm a grande capacidade de divulgar o produto queijo minas artesanal e a sua importância social e econômica, que não é de vasto conhecimento na região”, explicou.

Rafaela Rezende enfatiza que o projeto como um todo propiciou a integração de diferentes habilidades e características em prol de um único objetivo.

Além de assistirem as apresentações, os presentes na cerimônia do último dia 27 também puderam degustar o queijo minas artesanal.


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Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação – Agência Crivo / Yan Sieira

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