Simulado de Emergência de Barragem é realizado em Patos de Minas

O treinamento aconteceu nas imediações das três barragens da Mosaic Fertilizantes, que fica na região rural da Rocinha.

Igor Nunes
11/11/2019 - 10h26

Simulado de Emergência de Barragem é realizado em Patos de Minas

A Mosaic Fertilizantes, juntamente com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o SAMU e demais órgãos públicos de emergência realizaram um Simulado de Emergência de Barragem. O treinamento aconteceu na tarde desta sexta-feira (11/11) nas imediações das três barragens que existem no local.

A única propriedade rural que pode ser atingida pela lama fica a três quilômetros e meio das barragens. No local mora apenas o caseiro da fazenda, porém três dos proprietários ficam frequentemente no local, como dona Leonor Avelar, de 88 anos, que tem dificuldade de locomoção. Assim que as sirenes foram acionadas, ela, dois filhos e o caseiro foram para o ponto de encontro, que fica a 200 metros da sede da fazenda.

A simulação foi acompanhada pelos funcionários da Mosaic Feritilizantes e também pelos membros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Os moradores, inclusive dona Leonor, gastaram seis minutos para chegar ao ponto de encontro, local onde devem ficar aguardando a chegada do socorro. A estimativa da mineradora é que, em caso de um rompimento das barragens, a lama demoraria 23 minutos para atingir a sede da fazenda e a residência do caseiro.

A Mosaic Fertilizantes fica a 60 quilometros de Patos de Minas. O caminho é feito pela BR-352, uma rodovia federal que não possui asfalto e está em péssimas condições de uso. Assim que as sirenes foram acionadas, uma Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros partiu de Patos de Minas pela Br-352 para estipular o tempo de chegada. O trajeto foi feito em uma hora de dez minutos. Já a ambulância do SAMU passou por outro caminho, percorrendo a MGC-354, até Lagamar e passando pelo distrito de Pilar. Este outro trajeto, que possui 78 quilometros de asfalto e 28 de terra. Ele foi percorrido pela ambulância em uma hora e trinta minutos.

O capitão Arthur do Corpo de Bombeiros ressaltou que com este treinamento as pessoas já saberão as rotas de fuga e o local onde fica o ponto de encontro, a fim de que estas pessoas vão rapidamente para um local seguro. O coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, tenente Fernandes ressaltou que o simulado transcorreu dentro do que havia sido programado, já que várias visitas foram feitas na empresa com objetivo de preparar para este simulado.

O gerente industrial da Unidade Patos de Minas, Gilmar Araújo, disse que a barragem está segura. Segundo ele, as atividades da unidade estão paralisadas por questão econômicas desde 2015 e desde então ela não recebe rejeitos. A Mosaic Fertilizantes mantém 13 funcionários no local para garantir a segurança da barragem e todas as documentações e todos os laudos técnicos estão atualizados. “A gente mantém todas as inspeções regulares e todas as manutenções preventivas conforme exigido na legislação aplicada”, finalizou.

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias