Alunos do Ensino Médio UNIPAM conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

As premiações foram obtidas pelos alunos Jeferson Leles Rodrigues, Paloma Vieira Borges e Sabrina Estácio Gomes.

17/10/2019 - 14h39

Alunos do Ensino Médio UNIPAM conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Jeferson Leles Rodrigues, Paloma Vieira Borges e Sabrina Estácio Gomes, alunos do Ensino Médio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), sob orientação dos professores de Física, Éder Dias da Silva e Sandra Lúcia Nogueira, receberam recentemente, medalhas de prata e de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no mês de maio. Os alunos Luis Felipe Ribeiro Cardoso e Sarah Nunes Mesquita também participaram da Olimpíada.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A prova foi composta por 10 questões: sete de Astronomia (astros) e três de Astronáutica (estrutura de foguetes e satélites), ambas de caráter discursivo. Participaram da OBA estudantes do ensino fundamental e do ensino médio em todo território nacional.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio, Paloma Vieira Borges, explica como foi a preparação para a Olimpíada. “Procuramos sempre participar de olimpíadas e competições. Quando ficamos sabendo sobre a OBA, nos inscrevemos e começamos a estudar. Nos preparamos alguns meses antes da prova, pesquisamos na internet e nos livros. A prova foi bem difícil, mas o esforço valeu a pena”, explicou Paloma Vieira.

Segundo a professora de Física, Sandra Lúcia Nogueira, a participação nas olimpíadas é de extrema importância para os alunos. “É um incentivo para eles comprovarem o conhecimento que adquiriram na sala de aula. Além disso é uma forma de incentivá-los para os Processos Seletivos de Vestibular”, afirmou Sandra Lúcia.

De acordo com o Diretor do Ensino Médio, professor Fernando Dias da Silva, o resultado reitera a preocupação do UNIPAM com o ensino. “Além de termos uma estrutura diferenciada e corpo docente qualificado, a gente estimula o ensino dos nossos alunos, por meio de olimpíadas. Isso faz com que eles busquem, juntamente com os nossos professores, um grau mais elevado de conhecimento, que impacta não só na vida profissional, mas também na vida pessoal deles”, ressaltou Fernando Dias.


  • Galeria
Fonte e Fotos: Sarah Dieine / ASCOM UNIPAM

Patos Notícias


Patos Notícias