Caderneta de Visão: Um movimento pela saúde ocular infantil

Atenção papais e mamães! Agora você tem um aliado na hora de cuidar da visão do seu pequeno: a Caderneta de Visão.

Informe Publicitário
14/10/2019 - 14h42

Caderneta de Visão: Um movimento pela saúde ocular infantil

Você sabia que, no Brasil – de acordo com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia – milhares de crianças sofrem algum tipo de deficiência visual e 80% dos casos poderiam ser evitados caso houvesse prevenção? Por isso, diversas marcas se uniram ao Movimento pela Saúde Ocular Infantil para o lançamento da "Caderneta de Visão". As lojas da rede Óticas Carol distribuem essas cadernetas, que funcionam como as carteirinhas de vacinação. A ideia é que os pais consigam ter um melhor controle da saúde ocular dos pequenos e assim registrar as visitas ao oftalmologista – da mesma maneira que fazem com a caderneta de vacinação.

O Brasil é referência mundial em vacinação infantil, mas quando o assunto é saúde ocular, a maioria dos problemas acontecem por falta de prevenção. Como é possível? São as mesmas crianças, com os mesmos pais, no mesmo país. A vacina já tem um aliado de peso: a caderneta de vacinação. Então, é necessário um lembrete igualmente poderoso para incentivar as consultas regulares ao oftalmologista. Dessa forma, surgiu a Caderneta de Visão, uma ferramenta para ajudar a cuidar da saúde ocular das crianças desde o nascimento.

Desde o Dia Mundial da Visão (10/10), todas as lojas da rede óptica – ÓTICAS CAROL – estão fazendo a distribuição para difundir esse movimento pelo país. A ideia, criada pela Artplan, é que pais, mães e responsáveis registre nessa ferramenta as visitas ao oftalmologista, as mudanças de graduação, entre outros aspectos importantes.

"Hoje, cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exame de vista. Por essa razão e tendo em vista uma realidade tão preocupante, nosso objetivo é utilizar nossa chancela de maior rede de ópticas do mundo para levantar essa bandeira, permitindo que milhares de crianças possam enxergar um mundo mais bonito, com um olhar que só elas têm e que nós precisamos", comemora Ronaldo Pereira Júnior, General Manager das redes de varejo da Luxottica no Brasil.

"É um enorme orgulho fazer parte de um projeto que aborda um tema tão delicado quanto a saúde ocular infantil. Nos mobilizamos internamente para estarmos inseridos nesta iniciativa, desde a sua concepção, junto a Óticas Carol, e participamos ativamente das diversas fases de desenvolvimento para chegarmos nesta solução, que esperamos que crie, de fato, um impacto na prevenção contínua das crianças. Buscamos, igualmente, parcerias com diversas marcas, que se comprometeram conosco para chamar a atenção do público para este assunto", revela Antonio Fadiga, CEO da Artplan.

Para que o projeto ganhe ainda mais força, marcas como Amanco, Bauducco, Beach Park, Chocolates Brasil Cacau, CNA, Kopenhagen, Mitsubishi, Nick, O Boticário, Rock in Rio, Superinteressante, Uol, Veja, Visa, dentre outras se uniram a Óticas Carol, embaçando seus logos nas redes sociais e em mobiliários urbanos – simulando que uma criança pode estar enxergando assim – para chamar a atenção para essa causa.

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar problemas oculares. Por isso, relacionamos alguns sintomas que as crianças podem apresentar quando não estão enxergando bem. Caso identifique algum no seu pequeno, procure um profissional especializado.

  • Dificuldade para ler

  • Dor de cabeça frequente

  • Mau desempenho escolar

  • Tropeços e esbarrões constantes

  • Desvios oculares

  • Comportamento hiperativo

  • Coçar ou apertar os olhos

  • Entortar o pescoço para ler

  • Franzir as sobrancelhas

  • Desenhos pintados fora da margem

  • Piscar além da conta

  • Timidez ou dificuldade de relacionamento

  • Falta de concentração

A Caderneta de Visão é o jeito mais prático de programar e acompanhar as visitas do seu filho ao oftalmologista. Uma ideia que estava aí o tempo todo. Só faltava alguém enxergar.

Para conhecer mais do projeto, acesse: https://cadernetadevisao.com.br. E para adquirir a sua gratuitamente, aqui em Patos de Minas, retire a Caderneta de Visão na Óticas Carol situada na Rua Agenor Maciel, 242, Centro – ao lado da Outlet Lingerie.

Patos Notícias


Patos Notícias