Ações de renovação urbana em Patos de Minas lembram um ano das eleições municipais

Quatro ações do RenovaBR ocorrerão neste sábado.

04/10/2019 - 16h02

Ações de renovação urbana em Patos de Minas lembram um ano das eleições municipais Divulgação

Mais de mil alunos do RenovaBR, escola de formação política para cidadãos comuns, reunirão voluntários em ações de impacto social em 445 cidades de todos os estados brasileiros. Praças, parques, creches, quadras esportivas e outros equipamentos públicos em mau estado serão renovados em todo o Brasil no próximo sábado, dia 5 de outubro.

O exercício coletivo é parte do curso RenovaBR Cidades, que prepara 1,4 mil alunos – cidadãos comuns, com diferentes profissões, origens e ideologias – para disputar as eleições de 2020. Todas as regiões do Brasil serão contempladas, o que inclui as 26 capitais, regiões metropolitanas e cidades de interior.

As atividades propostas pelos alunos passam por áreas como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia. O objetivo é impactar positivamente as cidades e testar a capacidade de mobilização dos alunos do RenovaBR, que pretendem entrar para política no próximo ano.

Em Patos de Minas acontecerão neste sábado 4 ações:

Mutirão de Revitalização

O empreendedor e presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas Luís Eduardo Falcão está mobilizando amigos e voluntários para transformar a Praça Francisco Machado, no Bairro Abner Afonso. Diversas atividades serão desenvolvidas no dia 05, próximo sábado, como futebol, jiu-jitsu, zumba, dança de rua, ações educativas, etc.

Juntos Nessa Causa

Com objetivo de renovar junto à população a importância das Academias da Saúde, espaços destinados a práticas corporais e atividade física, a funcionária pública Brenda promoverá no bairro Alvorada uma ação destacando a importância da alimentação saudável e educação em saúde. Estarão sendo realizadas atividades físicas, Torneio de Peteca, Aferição de pressão, Teste de Glicemia, Cálculo do IMC, com uma programação alusiva ao Outubro Rosa/Novembro Azul.

Ação Saúde +SUStentável

No Alto Colina, o advogado Vitor Porto oferecerá orientações médicas básicas acerca da saúde, aferição de pressão, toques terapêuticos, cuidados básicos com e a distribuição de "flyers" contendo informações de como utilizar o Sistema de Saúde Público de forma correta.

Dia Festivo

A professora Francielle Santos estará na Igreja Presbiteriana do bairro Brasil, onde haverá pipoca, pula-pula, brincadeiras, aferição de pressão, avaliação odontológica, toque terapêutico e aconselhamento jurídico. Será também o dia do lançamento do programa REGAR- REFORÇO ESCOLAR com direito a lanche e material escolar.


Diversidade política

As 1,4 mil ações vão acontecer simultaneamente e serão realizadas por alunos do RenovaBR com os mais diferentes perfis políticos. Isso porque os matriculados pertencem a 30 partidos e outros 40% deles nem sequer escolheram a legenda para concorrer às eleições municipais de 2020.

Para o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, o projeto é uma oportunidade para os alunos, e futuros candidatos, mostrarem que podem transformar a vida da população através de pequenas ações. “Quem pretende ocupar um cargo político precisa provar que está comprometido com a população e com as cidades onde vivem. E, mais do que isso, esses futuros políticos necessitam comprovar que conseguem mobilizar as pessoas que estão próximas, transformar seus bairros e, mesmo em uma escala ainda pequena, mudar para melhor a realidade da população.”, destacou.

O Renovar o Brasil faz parte do RenovaBR Cidades – curso de qualificação política que tem quatro meses de duração. As aulas online começaram em agosto deste ano e vão até o mês de dezembro.

Todas as ações (locais e descrições das atividades) estão disponíveis no site renovabr.org. Os alunos farão a cobertura dos bastidores das atividades (antes e depois – parte delas já disponível) em suas redes sociais através da #RenovarOBrasil.

 

Renovar o Brasil

• Dia 05/10 – a um ano das eleições municipais de 2020

• 1,4 mil alunos envolvidos nas atividades simultaneamente

• 445 cidades brasileiras

• Todas as capitais

• Envolvimento da população local

• Milhares de pessoas impactadas

• Diversidade política, com alunos de 30 partidos diferentes


Sobre o RenovaBR

O RenovaBR existe para ajudar gente honesta e competente a entrar na política. O instituto seleciona e prepara pessoas do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento. A prioridade do RenovaBR é capacitar pessoas dispostas a dialogar e que tenham comprometimento ético.

O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os integrantes do RenovaBR receberam mais de 4,5 milhões de votos.


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
Fonte: RenovaBR