Alunos e Professores da Engenharia de Alimentos, UFU – Campus Patos de Minas, participam do XXII SINAFERM e XIII SHEB

A participação rendeu premiação de melhor trabalho.

10/09/2019 - 15h12

Alunos e Professores da Engenharia de Alimentos, UFU – Campus Patos de Minas, participam do XXII SINAFERM e XIII SHEB Equipe de Patos de Minas da UFU

Objetivando reunir profissionais que atuam nas várias etapas dos Bioprocessos, campo de investigação multidisciplinar em expansão na ciência brasileira, a Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia sediou, de 28 a 31 de julho, o XXII Simpósio Nacional de Bioprocessos (SINAFERM) e o XIII Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas (SHEB).

A Engenharia de Alimentos, do Campus Patos de Minas da UFU, foi muito bem representada no evento, desde a participação na organização até a exposição de trabalhos de docentes, discentes da graduação e discentes da pós-graduação.

Alguns dos trabalhos apresentados:

Optimization of electrochemical detection of tiramine using low cost electrodes

Autores: Amanda Gonçalves da Silva, Ubirajara Coutinho Filho, Diego Leoni Franco e Líbia Diniz Santos

Trabalho premiado como “melhor trabalho apresentado na forma de pôster no eixo temático Biotecnologia na Produção de Alimentos, Bebidas e Cosméticos”.

Bacillius Licheniformis Β-Galactosidase Immobilization in Amberlite XAD761 and Duolite A568

Autores: Carla Zanella Guidini, Lilian M. Kuribayashi, Mariana A. Nunes, Miriam M. de Resende, Larissa N. S. S. Falleiros, Milla G. dos Santos.

Evaluation of the Time of Solid-State Fermentation for Cellulase Production

Autores: Adam G. Arruda, Larissa S. Menezes, Carlos J. T. Vaz, Ubirajara C. Filho, Líbia D. Santos e Carla Z. Guidini

Influence of Enzymatic Concentration and Immobilization Time in the Bacillus Licheniformis Β-Galactosidase

Autores: Carla Zanella Guidini, Lilian M. Kuribayashi, Victoria P. Ribeiro, Miriam M. de Resende, Larissa N. S. S. Falleiros, Milla G. dos Santos.


 

Sensorial Evaluation of Yellow Bourbon Coffee Fermented in Semi Solid Fermentation and Semi Anaerobic Process

Autores: Carlos J. T. Vaz, Tainara A. Silva, Ubirajara C. Filho, Marta F. Zotarelli, Michelle A. Sentanin and Carla Z. Guidini

Study of Sugarcane Molasses Fermentation Supplemented With Salts

Autores: Cristiane V. Camargos, Vitória D. Moraes, Júlia A. Peres, Eloízio J. Ribeiro and Líbia D. Santos

Study Time Generation Saccharomyces Cerevisiae feature Flocculant

Autores: Vitória D. Moraes, Cristiane V. Cardoso, Julia A. Peres, Vicelma L. Cardoso, Eloízio J. Ribeiro and Líbia D. Santos

The Fermentative Capacity of Yeast Flocculants Saccharomyces Cerevisiae

Autores: Vitória D. Moraes, Cristiane V. Cardoso, Julia A. Peres, Vicelma L. Cardoso, Eloízio J. Ribeiro and Líbia D. Santos

Study of the Initial Concentration of Ethanol and Aeration in Alcoholic Fermentation by Flocculating Yeast

Cristiane V. Camargos, Vitória D. Moraes, Júlia A. Peres, Eloízio J. Ribeiro and Líbia D. Santos

O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna do Mestrado em Engenharia de Alimentos Amanda Gonçalves da Silva no Laboratório de Eletroanalítica Aplicada à Biotecnologia e Engenharia de Alimentos (LEABE), sendo orientada pela Profa. Dra. Líbia Diniz Santos e pelo Prof. Dr. Diego Leoni Franco. Segundo a aluna, “o trabalho é de grande relevância por abordar o desenvolvimento de uma nova metodologia de baixo custo para monitoramento de tiramina em bebidas em foco para vinhos tintos. A tiramina é uma amina biogênica que está presente principalmente em alimentos fermentados, como cervejas, vinhos e queijos, e quando ingerida em elevadas concentrações tem efeitos adversos ao organismo, como enxaquecas, palpitações cardíacas, vômitos e diarreia”.

Questionado sobre a importância do evento, o aluno Carlos Johnantan Tolentino Vaz, do Mestrado em Engenharia de Alimentos, respondeu como eu trabalho no mercado, e permeio na academia, é muito importante estar atrás de inovações tecnológicas em todos os nossos campos de atuação. A área de bioprocessos e processos enzimáticos, que são a matriz do congresso nos permite entender um pouco o estado da arte de cada uma das linhas de pesquisa, os principais produtos da fermentação produzidos e também os processos nos quais estão sendo aplicados. O mercado, principalmente o agropecuário e agroindustrial, urge por inovação, redução de custos, aumento de qualidade e de produtividade nos processos”.

Cristiane Vieira Camargos, também aluna do Mestrado, completou: “O Sinarfem propiciou o conhecimento de diversas pesquisas em andamento, o compartilhamento e intercâmbio de experiências, formação de novas ideias, além de aguçar a curiosidade e interesse para diversos temas antes desconhecidos”.


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e fotos: ASCOM UFU

Patos Notícias


Patos Notícias