Alunos do Ensino Médio UNIPAM conquistam medalha de ouro regional na Olimpíada GeoBrasil

Para conquistar a medalha de ouro, os alunos participaram de três fases on-line, que foram realizadas de 05 a 24 de agosto.

10/09/2019 - 14h23

Alunos do Ensino Médio UNIPAM conquistam medalha de ouro regional na Olimpíada GeoBrasil

Jeferson Leles, Paloma Vieira Borges e Sabrina Estácio Gomes, alunos do 1º e 2º ano, respectivamente, do Ensino Médio do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), sob orientação do professor de Geografia, Arthur Willian Soares Alves, receberam no dia 30 de agosto, a Medalha de Ouro regional do Estado de Minas Gerais, da 5ª edição da Olimpíada GeoBrasil.

Para conquistar a medalha de ouro, os alunos participaram de três fases on-line, que foram realizadas de 05 a 24 de agosto. Para cada fase, eles tiveram até uma semana para resolver as questões propostas. A prova compreendia 50 questões do tipo múltipla escolha. Essas, englobaram assuntos sobre a análise de mapas, clima, geografia política, geografia relacionada com história, hidrografia, relevo, entre outros.

De acordo com o professor Arthur Willian Soares, a estrutura da prova é um desafio para os alunos. “Não há uma bibliografia informando o que será cobrado. Isso é interessante pois a geografia, quando tratada em termos descritivos, tem uma característica de enfatizar determinados assuntos, em vez de outros. Assim, ao participar da olimpíada, os alunos compreendem assuntos de vivência nacional, de uma maneira ainda mais aprofundada”, explicou Arthur Willian.

Segundo o Diretor do Ensino Médio UNIPAM, professor Fernando Dias da Silva, participar de competições como a GeoBrasil representam, para os alunos, uma oportunidade para aperfeiçoarem o aprendizado. “Os alunos se sentem cada vez mais motivados a evoluírem em relação a esses estudos, pois é um desafio. Fase a fase, o grau de dificuldade aumenta e eles precisam estudar um pouco mais. Além disso, eles precisam estar muito capacitados, o que faz com que eles evoluam significativamente dentro daquele conteúdo”, afirmou Fernando Dias.

Para a aluna do 2º ano do Ensino Médio, Sabrina Estácio Gomes, a medalha de ouro é resultado de muito esforço. “Nós não imaginávamos que conseguiríamos um resultado tão positivo, pois nós três, somos apaixonados por exatas. Acredito que a gente conseguiu esse ouro por dedicação, pois apesar das questões serem on-line, elas eram muito bem elaboradas, demandando pesquisas e conhecimento prévio. Lemos artigos científicos e procuramos sobre determinados assuntos em outros idiomas”, destacou Sabrina Estácio.

A aluna acrescenta ainda, que no próximo ano, eles participarão novamente da Olimpíada. “Vamos nos preparar ainda mais para o ano que vem e cada integrante irá focar em uma área específica. Assim, quando formos fazer a prova, já teremos um conhecimento mais aprofundando, o que nos possibilitará um desempenho ainda melhor”, explicou a aluna.

Fonte e fotos: Sarah Dieine / ASCOM UNIPAM

Patos Notícias


Patos Notícias