Eleita a mesa diretora para a Gestão 2019/2020 do Conselho Municipal de Saúde Patos de Minas

O Conselho Municipal de Patos de Minas é composto por 20 membros titulares, com direito a voto e 20 membros suplentes.

ASCOM Conselho Municipal de Saúde Patos de Minas
14/08/2019 - 15h28

Eleita a mesa diretora para a Gestão 2019/2020 do Conselho Municipal de Saúde Patos de Minas

No dia 13 de agosto foi eleita a Mesa Diretora 2019/2020 do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas. Duas Chapas concorreram e a vencedora obteve 13 dos 19 votos. O Conselho Municipal de Patos de Minas é composto por 20 membros titulares, com direito a voto e 20 membros suplentes.

Os Conselhos de Saúde, seja na esfera Federal, Estadual e Municipal têm como atribuição a formulação, a fiscalização e a deliberação sobre as políticas públicas de saúde. Para tanto, um Conselho será efetivo se incorporar a presença e participação popular no centro do controle social na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Tal participação é prevista pela Constituição Federal de 1998, em seu artigo 198, que trata das diretrizes do SUS: descentralização, integralidade e a participação da comunidade. Assim, a gestão 2019/2020 do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, não diferente de gestões anteriores, assumem o desafio de mobilizar a comunidade local para o efetivo controle social da gestão do SUS no município.

“Para atingir esse fim, de modo articulado e efetivo, conhecer o SUS e fortalecer as comissões locais é imprescindível. Deliberar acerca das políticas de saúde é uma grande conquista da sociedade. Nesse sentido, a Mesa Diretora conta com a participação e envolvimento de todos os membros do Conselho, entre titulares e suplentes. Seremos um Conselho forte se compartilharmos nossas experiências como profissionais e usuários”, destaca a presidente Geralda de Fátima Gomes. 

Patos Notícias


Patos Notícias