Skatista patense de apenas 12 anos é destaque nos Estados Unidos

Filipe Mota lançou um vídeo no canal do Youtube do skatepark The Berrics, de Los Angeles, que possui mais de 800 mil inscritos.

Caio Machado
11/07/2019 - 11h20

Skatista patense de apenas 12 anos é destaque nos Estados Unidos Filipe Mota em ruas de Patos de Minas / Foto: Daniel Werneck

O skatista patense Filipe Mota, de apenas 12 anos, tem se destacado no cenário internacional do skateboard, participando de competições relevantes e produzindo conteúdo audiovisual para as maiores referências do esporte.

A exemplo disto, nesta última quarta-feira (10), um vídeo do garoto foi lançado na série “Bangin!” da famosa pista de skate The Berrics, situada em Los Angeles, Califórnia. O parque privado foi criado pelos skatistas Steve Berra e Eric Koston, cuja junção de silabas dos nomes intitulam o local.

No mesmo local, o skatista mirim disputou em maio as qualificatórias do campeonato Damn Am Los Angeles 2019, obtendo a 52ª colocação entre 115 skatistas do mundo inteiro. No evento, os 10 primeiros colocados disputam o Tampa Am, um dos eventos mais importantes da modalidade street.

Outro destaque foi que Filipe Mota participou do Zumiez Best Foot Forward, onde além de ser o mais jovem, também conquistou a terceiro lugar. Segundo o site The Boardr, Mota já ocupa a 3384ª posição do ranking global da modalidade de rua do skate, um feito e tanto para alguém da idade.

A trajetória de Filipe Mota começou de forma modesta. O garoto era visto diariamente durante as tardes praticando nos obstáculos construídos pelo pai na quadra do Bairro Boa Vista e com frequência disputava e vencia campeonatos regionais.

Conforme ia se destacando, passou a ser apoiado por marcas pequenas e atualmente é patrocinado pelas gigantes Element Skateboards, Nike SB, Diamond Supply Co. e Bones Bearings, a última fundada pelo lendário Stacy Peralta, um dos skatistas mais inovadores de todos os tempos.

No perfil do Instagram, o garoto é visto em diversos pontos consagrados da Califórnia como a escadaria de 16 degraus da Hollywood High School e as bordas da praia de Redondo, em Los Angeles e na pista de Cherry Park na cidade de Long Beach.

Até o encerramento desta reportagem, Mota possuía 33 mil seguidores no Instagram. Vale ressaltar que na mesma rede social, o jovem aparece em publicações de Nyjan Huston, um dos skatistas com maior número de títulos da atualidade, que também começou a carreira como prodígio infantil.