Familiares celebram os 100 anos de Maria Basílio Leal

Nascida em 12 de julho de 1919, a idosa é mãe de dez filhos e possui netos, bisnetos e tataranetos espalhados pelo país.

Caio Machado
01/07/2019 - 16h30

Familiares celebram os 100 anos de Maria Basílio Leal

A idosa Maria Basílio Leal completará 100 anos no próximo dia 12 de julho. Nascida no ano de 1919, é mãe de dez filhos e possui netos, bisnetos e tataranetos espalhados pelos estados de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro.

O segredo da longevidade é atribuído ao fato de ter cantado por muitos anos no coral da Igreja do Rosário, afirma Maria Basílio. Os dias de hoje ela passa sentada no sofá de casa lendo bastante, e o conteúdo que ela mais gosta é o religioso.

Maria reside com dois netos que se revidam nos cuidados da mesma. “As vezes é ela que cuida da gente. Quando perdemos a hora, ela já está de pé, e olha que ela costuma acordar às 5h da manhã”, afirmou o preparador físico Rodrigo Leal.

Já o professor Lúcio Flávio, afirma que Maria Basílio é o porto seguro de sua vida. “O meu papel agora é apenas retribuir. Como ela cuidou de mim quando eu era criança, chegou a minha vez de colaborar”, afirma o neto.

Aos fundos da casa de Maria reside a filha Vilma Lúcia, que volta e meia se depara com a mãe descendo uma escada longa para ir visitá-la em casa. “Quando pergunto como ela fará para voltar ela responde ‘do jeito que eu vim eu volto’ e realmente dá um jeito”, conta.

Para celebrar o centenário, os familiares de Maria Basílio Leal realizaram uma festança na última sexta-feira (28). Para a psicologa Jaciara Luíza Dias é muito gratificante reunir parte dos familiares. “100 anos não é 100 dias, é muito emocionante”, concluiu.

Imagens: Bruno Píres
Reportagem: Igor Nunes