Golpe no WhatsApp: Saiba como proteger sua conta e evitar fraudes

A iTecPro (Especializada e Exclusiva Apple) dá dicas para proteger de golpes pelo aplicativo.

Informe Publicitário
23/05/2019 - 18h21

Golpe no WhatsApp: Saiba como proteger sua conta e evitar fraudes

Hoje o WhatsApp é uma ferramenta indispensável para comunicação, seja como entretenimento ou para uso profissional o WhatsApp revolucionou a comunicação e fluxo de informações em baixa e grande escala. 

Infelizmente junto a essa tecnologia cresceram também os golpes realizados por criminosos que utilizam do não conhecimento de muitos usuários para que de forma criminoso e invasiva aplicar golpes financeiros. 

Nas ultimas semanas nós da iTecPro, percebemos que essa fraude vem crescendo muito entre nossos clientes de Patos de Minas e região.

 

Para se ter uma conta no WhatsApp é preciso ter uma linha de celular (recentemente foi permitido para telefones fixos em todas plataformas) ativa e operante para cadastramento do numero no aplicativo e abertura da conta. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez será necessário digitar o numero de telefone ativo no campo solicitado, quando digitado e conferido, e enviado um código de 6 dígitos via SMS (Mensagem de texto) para que a autenticação primaria seja concluída, digitado o código, sua conta no WhatsApp está pronta. 

 

Onde está a falha de segurança?

A falha de segurança está na forma que a autenticação é feita. Criminosos com um acesso ao restrito sistema das operadoras, ativa sua linha por alguns segundos em outro chip, de posse de seu número esses podem ativar sua conta do WhatsApp em outro aparelho utilizando a autenticação primária via SMS para habilitar sua conta em outro dispositivo, uma vez habilitado, esses criminosos tem acesso a todos os contatos dos grupos que você participa.

 

Como se proteger?

Poucos sabem, mas o WhatsApp tem um sistema secundário de autenticação, chamada de ‘’Verificação em duas etapas’’. Com essa autenticação, para ativar seu WhatsApp após esse recurso ativado, será necessário também a inserção de um código definido pelo usuário além do código recebido via SMS na autenticação primaria.

 

Como configurar?

Para configurar é muito simples, segue o tutorial para no iPhone (iOS) e Andriod.

 

Para configurar no iPhone

1. Toque em ajustes;

2. Selecione a opção “Conta”;

3. Pressione “Verificação em duas etapas”;

4. Toque em “Ativar”;

5. Digite um PIN de seis dígitos. Lembre-se de não digitar números fáceis de adivinhar. Em seguida, repita a operação;

6. Digite um endereço de e-mail e confirme-o;

7. Aguarde pelo processamento e mensagem de confirmação;

Pronto! 

 

 

Para configurar em todos aparelhos com sistema Android

1. Acesse as configurações do WhatsApp;

2. Acesse a opção “Conta”;

3. Toque em “Verificação em duas etapas”;

4. Selecione “Ativar”;

5. Digite uma senha de até seis dígitos para proteger sua conta. Repita na tela seguinte;

Observação. Evite usar números muito fáceis de adivinhar, como 123456 ou datas de aniversários. Lembre-se que o propósito deste PIN é proteger a sua conta e o WhatsApp fornece uma forma de recuperar o código, caso se esqueça;

6. Digite um e-mail para recuperação da senha de acesso à conta e toque em Avançar. Confirme novamente em seguida;

7. Toque em concluído para finalizar;

Pronto! 

 

 

Nós da iTecPro (Especializada e Exclusiva Apple) nós colocamos a disposição em nossa loja para qualquer duvida relacionada a sua segurança. 


 


  • Galeria