Curso de Letras do Unipam promove Simpósio sobre temas existenciais

A proposta é fazer com que assuntos como o amor, a morte, a felicidade, a doença, o medo e o anseio do paraíso sejam debatidos por profissionais das mais diversas áreas acadêmicas.

22/05/2019 - 14h54

Curso de Letras do Unipam promove Simpósio sobre temas existenciais

O curso de Letras do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) está promovendo um ciclo de mesas-redondas para debater temas de natureza social, psicológica e existencial. É o I Simpósio de Debates Essenciais. A proposta é fazer com que assuntos como o amor, a morte, a felicidade, a doença, o medo e o anseio do paraíso sejam debatidos por profissionais das mais diversas áreas acadêmicas, como a psicologia, a história, a religião, a filosofia, a medicina, a literatura, as artes e a antropologia. Trata-se de perguntas essenciais que têm incomodado o ser humano ao longo de toda a sua existência. A ideia é bastante inovadora, e seu objetivo é fazer com que as discussões extrapolem a esfera acadêmica, para levar ao público as perguntas existenciais mais significativas, bem como as possíveis respostas que envolvem os temas abordados.

Sob a organização do professor Luís André Nepomuceno, o I Simpósio de Debates Essenciais apresenta várias mesas-redondas que ocorrerão ao longo de todo o ano acadêmico, entre junho e novembro. A cada mês, pelo menos três professores propõem suas discussões numa mesa-redonda, abordando, sob diferentes prismas, o tema do mês.

O evento está disponível para todo o público, entre alunos e ex-alunos do UNIPAM, professores, alunos do Ensino Médio e a comunidade em geral. As inscrições são feitas separadamente para cada mesa-redonda pelo site unieventos.com.br, e o pagamento deve ser efetuado na sala 105 (Laboratório de Pedagogia) ou na sala 103 (Laboratório de História) do Bloco M. A participação dá direito a um certificado de 4 horas de extensão para cada mesa-redonda, e o valor do investimento é de R$10,00 para cada atividade.

 

Confira a programação completa:

 

Dia 1.º de junho [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 20 a 28/05

Cerimonial de abertura

Debate: «Por que somos ou não somos felizes?»

Prof. Luís André Nepomuceno (UNIPAM. Doutor em Teoria e História Literária pela

Unicamp). Profa. Joana Darc dos Santos (UNIPAM. Mestre em Ciências da Saúde pela

UFU). Prof. Lívio Soares de Medeiros (IFTM. Especialista em Filosofia pelo UNIPAM).

Mediação: Prof. Thiago Lemos Silva (UNIPAM).

 

Dia 29 de junho [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 17 a 25/06

Debate: «Você tem medo de quê? Conversas sobre a natureza do medo»

Profa. Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte (Mestre em Educação pela UFU).

Prof. Moacir Manoel Felisbino (UNIPAM. Especialista em Literatura Brasileira e outras artes pelo UNIPAM). Prof. Rafael Geraldo Vianney Peres (E.E. Deiró Borges. Mestre em Estudos Literários pela UFU). Mediação: Prof. Luís André Nepomuceno (UNIPAM).

 

Dia 17 de agosto [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 5 a 13/08

Debate: «A doença e sua relação com a vida, a sociedade e a espiritualidade»

Profa. Paula Ferreira Gonçalves (UNIPAM. Mestre em Psicanálise Clínica pela Univer-

sidad de Salamanca). Prof. Carlos Roberto da Silva (UNIPAM. Doutor em Estudos

Literários pela UFMG). Profa. Laís Moreira Borges Araújo (UNIPAM. Doutoranda em

Promoção da Saúde pela UNIFRAN. Mediação: Prof. Daniel Amorim Gomes (UNIPAM).

 

Dia 21 de setembro [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 9 a 17/09

Debate: «O amor e seus desdobramentos clássicos e modernos»

Profa. Nelma Lúcia dos Reis (UNIPAM. Especialista em Psicoterapia Fenomenológico-

Existencial pela PUC Minas). Prof. Daniel Amorim Gomes (UNIPAM. Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela UFOP). Profa. Arlete de Lima (UNIPAM. Especialista em Neuropsicologia pelas Faculdades Médicas de Minas Gerais). Mediação: Prof. Lívio Soares de Medeiros (IFTM).

 

Dia 26 de outubro [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 14 a 22/10

Debate: «Como e por que ansiamos pelo paraíso?»

Prof. Agostine Braga dos Santos (CNSG e Colégio Marista. Mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ). Prof. Luís André Nepomuceno (UNIPAM. Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp). Prof. Luís Fernando Tosta Barbato (IFTM. Doutor em História pela Unicamp). Mediação: Prof. Carlos Roberto da Silva (UNIPAM).

 

Dia 23 de novembro [sábado], às 14h.

Auditório do Bloco E UNIPAM. Inscrições: 11 a 19/11

Debate: «A morte, esse grande mistério»

Prof. Thiago Lemos Silva (UNIPAM. Mestre em História pela UFU). Profa. Karla Queiroz Gontijo (IFTM. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu). Profa. Eunice Aparecida Caixeta (UNIPAM. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade de Educação São Luís). Mediação: Agostine Braga dos Santos (CNSG e Colégio Marista).


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
Fonte: ASCOM UNIPAM