Cidade está mais segura em 2019, de acordo com balanço trimestral da PM

A PM vem conseguindo resultados bastante expressivos, com o novo modelo de produção de segurança pública adotado pela Décima Região da Polícia Militar.

11/04/2019 - 13h55

Cidade está mais segura em 2019, de acordo com balanço trimestral da PM

A cidade de Patos de Minas está mais segura”, afirma o Comandante do Décimo Quinto Batalhão, Tenente Coronel Rogério, com base nos resultados do banco de dados do “Armazém SIDS” (Sistema Integrado de Defesa Social), onde estão cadastrados, de forma integrada, todos os registros de eventos realizados pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pelo Sistema Penitenciário do Estado.

Em Patos de Minas, a Polícia Militar vem conseguindo resultados bastante expressivos, com o novo modelo de produção de segurança pública adotado pela Décima Região da Polícia Militar, assumindo melhorias na sensação de segurança e aumento de presença policial na cidade.

Analisando os dados estatísticos do primeiro trimestre, verificamos que a TQF – Taxa Qualificada de Furtos, que incluem furtos à residência, furtos à transeuntes e também aos diversos tipos de estabelecimentos comerciais, houve 33% de redução, comparados a 2018, representando uma redução de229 furtos.

Em relação aos roubos, crimes ocorridos com o emprego de armas ou violência, podemos perceber redução bastante significativa no primeiro trimestre dos anos de 2017 a 2019. Comparando-se 2019 a 2017, houve uma redução de 74 %, o que representa redução de 95 crimes de roubo. Comparando-se 2019 a 2018, houve uma redução de 59%, o que representa redução de 55 crimes de roubo.

Em relação aos Crimes Violentos (considerados como tais o conjunto dos crimes de roubo consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, o homicídio tentado e consumado, o sequestro consumado, a extorsão, a extorsão mediante sequestro e o cárcere privado), registrados em Patos de Minas, a Polícia Militar também conseguiu excelentes resultados no comparativo do primeiro trimestre dos anos de 2017 a 2019. Comparando-se 2019 a 2017, houve uma redução de 69%, o que representa redução de 104 crimes violentos. Comparando-se 2019 a 2018, houve uma redução de 50%, o que representa redução de 47 crimes violentos.

O Tráfico de Drogas também mereceu atenção especial pela Polícia Militar de Patos de Minas, tendo aumentado o número de registros sobre este fato em virtude do proporcional aumento no combate eficiente ao crime. Comparando-se 2019 a 2017, houve uma variação de 22 %, o que representa aumento de 15 registros. Comparando-se 2019 a 2018, houve uma variação de 12%, o que representa aumento de 09 registros.

A Polícia Militar tem conseguido efetuar apreensões de armas de fogo de forma bastante significativa. Comparando-se 2019 a 2018, houve uma variação de 28%, o que representa aumento de 07 registros de armas de fogo retiradas do mundo do crime. Os bons resultados que a Polícia Militar tem alcançado na área do Décimo Quinto Batalhão de Polícia militar, especialmente na cidade de Patos de Minas, se deram em razão das ações e, especialmente, o desencadeamento de diversas operações. Comparando-se 2019 a 2018, houve uma variação de 22%, o que representa aumento de 317 operações realizadas, como a “Operação Presença”, a “Operação Batida Policial”, a “Operação Proteja seu Bairro” e a “Operação Lei Seca”.

A Polícia Militar, em seu novo modelo na produção de segurança pública, tem demonstrado eficiência e confiabilidade para a população patense. Tem se destacado na visibilidade, ostensividade policial, a interação com a comunidade por meio das redes de proteção preventivas, trabalhando diuturnamente para melhor servir a comunidade.


  • Galeria
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 10ª RPM
Fotos: Bruno Pires