Palacete do Dr. Itagyba é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural

De estilo eclético, possui rica ornamentação interna e externa.

10/04/2019 - 09h31

Palacete do Dr. Itagyba é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural

Um dos edifícios mais belos e suntuosos de Patos de Minas foi Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, passando a compor o rol de bens protegidos do Município, conforme legislação vigente.

Concluída em 1921, a Casa foi edificada pelo “afamado construtor português Augusto da Silva Barão”, como afirma a historiadora Dra. Rosa Maria Ferreira. A residência era destinada ao Doutor Itagyba Augusto da Silva, fazendeiro e segundo advogado da cidade, sua esposa Anna Alves da Silva (Nelita) e seu filho Antônio.

O Palacete, como também é conhecido, foi uma das primeiras construções feitas com tijolos na cidade. De estilo eclético, possui rica ornamentação interna e externa. O imóvel foi adquirido recentemente pelo empresário Elhon Cruvinel Borges, que solicitou ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) análise de viabilidade para tombamento.

De acordo com o Diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Geenes Alves, após decisão favorável do Conselho, o tombamento foi homologado pelo Chefe do Executivo, por meio do Decreto nº 4.609, de 13 de março de 2019, tornando-se o 21º Tombamento Municipal, além dos Registros do Patrimônio Imaterial, a saber: Folias de Reis e Feitio da Pamonha.

Filho do poderoso Te. Cel. Augusto Ferreira Da Silva, cuja patente é herança do período republicano brasileiro, Doutor Itagyba também ficou conhecido por apreciar as modernidades de seu tempo. É quase certo que foi ele o proprietário da primeira linha telefônica de Patos de Minas.

O Tombamento faz jus, afinal, sua beleza encanta qualquer olhar despercebido que passa pelas praças Dom Eduardo e Getúlio Vargas. Também é notório o reconhecimento social, sobretudo de técnicos especialistas, de sua relevância artística, histórica e cultural para Patos de Minas, razão pela qual o Conselho decidiu pelo Tombamento.


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias
  • Galeria
Fonte e Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Patos de Minas