Político Nilmário Miranda lança livro de memórias no sítio Pássaros Livres neste sábado

O livro “Histórias que vivi na História” será lançado às 11h deste sábado (09).

06/02/2019 - 11h41

Político Nilmário Miranda lança livro de memórias no sítio Pássaros Livres neste sábado

No próximo sábado (09), Nilmário Miranda lança o livro de memórias "Histórias que vivi na História", a partir das 11h, no Sítio Pássaros Livres, em Patos de Minas. A abertura do evento contará com um Sarau realizado pelo Grupo TUPAM sobre a obra do poeta Manoel de Barros.

A obra do jornalista, político e militante dos direitos humanos Nilmário Miranda apresenta o testemunho de quem viveu o regime militar de 1964, a instauração do terror de Estado e lutou pelo restabelecimento da democracia.

O relato começa pela formação política em Teófilo Otoni, passa pelo período de clandestinidade e prisão política, até chegar ao atual panorama do Brasil, com destaque para Minas Gerais.

Nilmário faz um balanço dos avanços e retrocessos das conquistas sociais no Brasil, sobretudo a partir da Constituição “Cidadã” de 1988.

Destaca a contribuição do PT e de outros partidos de esquerda na redução das desigualdades e da injustiça, mas não deixa de reconhecer erros políticos desses grupos, o que contribuiu para “o golpe parlamentar de 2016”.

A obra aponta ainda, os estragos do “governo ilegítimo”, como “a erosão do Estado Democrático de Direito” e o “desmanche das conquistas sociais”. O jornalista revela que a conjuntura política do país impulsionou o processo de escrita.

"Decidi escrever o livro depois do golpe de 2016, que liberou tanta intolerância, violência e ódio. Nossa geração não esperava que fôssemos viver de novo tanto retrocesso. Cada um tem o dever e a obrigação de fazer o que sempre fazemos: lutar, e, não havendo o que fazer, lutar", conta o Nilmário na introdução do livro.

Primeiro ministro dos Direitos Humanos do Brasil no governo Lula da Silva e secretário da mesma pasta no governo de Minas Gerais, Nilmário nos dá a visão de um Brasil que muito já caminhou, mas ainda tem um longo percurso a cumprir para se tornar de fato um Estado Democrático em toda a plenitude. A obra foi publicada pela Geração Editorial.

 

Serviço:

Evento: Lançamento do livro "Histórias que Vivi na História".

Local: Sítio Pássaros Livres*

Horário: 11h

 

*Como chegar no Sítio Pássaros Livres:

Pegue a saída de Patos sentido a Presidente Olegário. Assim que passar a EPAMIG que está do lado direito da rodovia, é só virar na primeira estrada que fica do lado esquerdo da rodovia. Permaneça a esquerda e siga em frente. Passe uma grande antena que está do lado esquerdo. Logo em seguida passe por uma grande placa que está do lado esquerdo com os dizeres "Granja Santa Juliana", aí é só virar à direita. Passe o primeiro mata burro e logo em seguida encontrará a porteira que está do lado esquerdo e descer.


  • Galeria
Fonte: Jefferson Lorentz / Assessoria de Comunicação