Após 33 anos, lavanderia comunitária do Bairro Lagoinha fecha as portas

A oficina “Como calcular o preço do meu artesanato” será gratuita.

Igor Nunes
31/01/2019 - 15h54

Após 33 anos, lavanderia comunitária do Bairro Lagoinha fecha as portas

A lavanderia comunitária situada na Rua São José, no Bairro Lagoinha, fechou as portas nesta quinta-feira (31/01) após 33 anos de serviços prestados a comunidade. Ao todo, 10 lavadeiras estavam trabalhando recentemente no local e estudam passar a atender os clientes em casa.

Nossa equipe esteve no local e conversou com as lavadeiras. Elas disseram que sempre tiveram subsídio de água e energia do governo municipal, porém o subsídio foi cortado pelo atual prefeito, José Eustáquio. Ainda de acordo com as lavadeiras, todas procuraram contadores e até advogados para tentar sustentar a lavanderia, mas que não conseguiram sequer acesso ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ do local.

Ainda de acordo com as lavadeiras, atualmente chegaram duas contas de água da Copasa para pagar, sendo uma no valor de R$ 4.836,69 e outra no valor de R$ 5.464,01. As mulheres que trabalham no local estavam juntando dinheiro para quitar as contas, mas de repente a energia foi cortada de surpresa. “Estávamos esperando a conta de energia, mas ela nunca chegou, e agora cortaram a luz”, contou uma senhora que preferiu não se identificar.

Nesta quinta-feira, as lavadeiras do local juntaram as coisas e saíram. Algumas delas vão atender em casa e outras vão buscar outras alternativas para se sustentar. Os números dos telefones das lavadeiras ficaram afixados num cartaz na porta da lavanderia.

As lavanderias comunitárias foram criadas na década de 80 pelo Governo de Minas Gerais, que ofereceu a estrutura e os equipamentos. A prefeitura, até março do ano passado, custeava a água e a luz destas lavanderias. Durante um corte de gastos da administração municipal, um prazo foi dado para que as lavadeiras criassem uma associação e assumissem as contas de água e luz. Ao todo, existem três lavanderias comunitárias em Patos de Minas, porém só fomos informados, até o momento, do fechamento da Lavanderia Comunitária do Bairro Lagoinha.

A Prefeitura de Patos de Minas informou que as lavanderias comunitárias são de responsabilidade da associação das lavadeiras desde o ano passado.


  • Galeria
  • Galeria
  • Patos Notícias