UNIPAM, Farol Incubadora e Triângulo Notícias promovem ação empreendedora em escola pública

Essa edição contou com a participação de alunos da Escola Estadual “Cornélia Regina” assistidos pelo projeto social do Instituto Lina Galvani.

23/10/2018 - 10h57

UNIPAM, Farol Incubadora e Triângulo Notícias promovem ação empreendedora em escola pública

Os alunos, que são assistidos pelo Instituto Lina Galvani, foram orientados a respeito do mundo empreendedor e da necessidade de criar negócios alinhados com a responsabilidade socioambiental.

No último sábado (20), representantes da Farol Incubadora do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e do Triângulo Notícias (TN), estiveram presentes em Serra do Salitre (MG), onde foi realizada mais uma edição do 'Submarino', evento voltado para o incentivo do empreendedorismo.

Essa edição contou com a participação de alunos da Escola Estadual “Cornélia Regina” assistidos pelo projeto social do Instituto Lina Galvani. Foram desenvolvidas várias atividades. Primeiramente, a gerente da Farol Incubadora, Lílian de Cássia Oliveira, definiu os preceitos do empreendedorismo e apresentou um vídeo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em seguida, o fundador e diretor de jornalismo do site Triângulo Notícias, Lélis Félix Souza, ministrou a palestra “Negócios na Internet: Como monetizar talentos”. Em sua explanação ele destacou o processo de nascimento da empresa, ressaltando as dificuldades enfrentada, e ao final repassou dicas para quem quer começar a empreender no ambiente virtual.

O terceiro participante foi o professor do UNIPAM e empresário, Marlon Wender, que falou de negócios de impacto e empreendedorismo socioambiental. Ele também mostrou aos alunos histórias de empresas de sucesso.

Ao final foi desenvolvida uma dinâmica com os alunos que tiveram a oportunidade de criar seu próprio negócio. Eles foram orientados a respeito do correto preenchimento do Canvas. As ideias, todas voltadas ao cunho ecológico, foram apresentadas através de um PITCH de três minutos. O formato foi semelhante ao utilizado pelo programa americano, Shark Tank, e contou com uma banca que ao final fez considerações a respeito das futuras startups.

O 'Submarino' foi encerrado com a exibição de um vídeo que relatou a história de um cidadão, que através do engajamento popular, somado a participação governamental, conseguiu transformar a realidade de uma favela na Indonésia.

Os interessados em participar, ou então, levar o “Submarino" para sua instituição, seja ela de ensino ou não, pública ou privada, pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected].


  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: ASCOM UNIPAM