Conheça André Janones, o deputado federal eleito mais votado em Patos de Minas

Natural de Ituiutaba, o advogado ganhou notoriedade nacional nas redes sociais após apoiar a greve dos caminhoneiros em maio deste ano.

19/10/2018 - 15h51

Conheça André Janones, o deputado federal eleito mais votado em Patos de Minas

Com 178.660 votos, o advogado ituiutabano André Janones de 34 anos foi o terceiro deputado federal mais votado em Minas Gerais nas eleições de 2018. Só em Patos de Minas, com 1519 votos, ele foi o candidato eleito mais votado, e o quinto no ranking geral dos votos computados no município. Conhecido por polemizar nas redes sociais e por ter participado das manifestações dos caminhoneiros contra a alta do preço do diesel em maio deste ano, Janones conversou com a redação do Patos Notícias durante a breve estadia em Patos de Minas nesta última sexta-feira (19).

 

Como começou a atuação política e social que resultou em sua trajetória até a Câmara dos Deputados?

Meu trabalho começou em 2009, quando eu advogava gratuitamente para pessoas que aguardavam por cirurgias, exames e medicamentos de alto custo na fila do SUS. Pelo fato da justiça ser muito sensível a estas causas, todos os advogados que entram com ações desta natureza ganham, mas para fazer com que elas fossem cumpridas, eu ia e ainda vou até as redes sociais e cobro o poder público, até o cumprimento, na marra, destas decisões. Isto foi me tornando popular.

 

A verdadeira repercussão de seu trabalho ocorreu durante a greve dos caminhoneiros. Como tudo aconteceu?

Antes da greve estourar eu já tinha cerca de 70 mil seguidores na região do pontal mineiro, onde eu já era considerado uma figura pública. Quando a greve estourou, fui convidado por um dos caminhoneiros para liderar o movimento junto dele. Fomos para Uberlândia, de lá para Catalão/GO, em seguida para Brasília/DF e a repercussão disto fez com que meus vídeos chegassem a 30 milhões de visualizações, só na minha página. Tal visibilidade fez com que todos conhecessem a minha pessoa, minha luta pela saúde pública, minha luta social e também com que eu me candidatasse a deputado federal e obtivesse uma votação tão expressiva.

 

Agora que você foi eleito, como pretende atuar inicialmente?

Estou pleiteando uma vaga na comissão de fiscalização do Congresso Nacional e meu objetivo principal é percorrer o Estado de Minas Gerais fiscalizando obras e serviços públicos, levando denúncias de irregularidades em gestões até o conhecimento da população. Também pretendo atuar na área de saúde pública e compor a comissão no congresso, apresentando vários projetos, dentre eles, o de isenção de impostos para medicamentos de alto custos a fim de reduzir custos e também almejo por desenterrar um projeto que visa obrigar o poder público a pagar pelo tratamento particular quando não houverem vagas disponíveis pelo SUS e assim por diante.

 

Por ser advogado, você disse que pretende inserir uma disciplina voltada para Noções de Direito nas escolas. Como funcionará o projeto?

A maioria dos meus projetos buscam resultados a curtos e médios prazos. Apesar desta proposta ser de longo prazo, acredito que tem maior potencial de mudar o funcionamento das coisas em nosso país. Já tive vários embates com políticos de todo o Estado e país e fui processado por vários prefeitos, por falar verdades que as pessoas não têm coragem de dizer. E não se trata apenas de coragem, e sim conhecimento. Minha profissão me permite saber exatamente o que posso e não posso fazer e minha intenção é levar este conhecimento para todos por meio da introdução de Noções de Direito na grade curricular do brasileiro. Não sou a favor de uma disciplina única, porque acho que a ideia correta seria inseri-la de uma maneira transversal dentro das disciplinas já existentes, desde os primeiros anos do ensino fundamental, até a conclusão do ensino médio.

 

Você foi eleito com bastante expressividade em sua cidade natal Ituiutaba, em cidades do Triângulo como Uberlândia e Uberaba e até mesmo em Patos de Minas, representando a região do Alto Paranaíba. Você dará uma atenção especial a estas regiões?

Sou extremamente agradecido aos municípios onde fui votado e principalmente na minha cidade, onde também fui eleito. Mas eu não posso me dar ao luxo de trabalhar de forma diferenciada para Ituiutaba. Irei trabalhar por ela, como irei trabalhar para Patos de Minas e para todas as regiões. Nos locais em que tive mais votos, como por exemplo Patos de Minas, onde me sinto sortudo por ter sido o mais votado numa cidade deste porte e potencial, posso dizer que a minha responsabilidade será maior.

Texto e fotos: Caio Machado