5ª edição do Festival Timbre traz Elza Soares, Marcelo D2 e bandas patenses à Uberlândia nesta semana

Entre os dias 09 e 16 de setembro, artistas regionais dividem o palco com Elza Soares, Karol Conka, Marcelo D2, Drik Barbosa, BaianaSystem e Carne Doce.

12/09/2018 - 10h21

5ª edição do Festival Timbre traz Elza Soares, Marcelo D2 e bandas patenses à Uberlândia nesta semana

O Festival Timbre está chegando com força total à cidade de Uberlândia, interior de Minas Gerais. Em sua quinta edição em 2018, o evento assume o tema "Nossa Voz, Nosso Poder", um grito por liberdade e uma celebração a diversidade e a transformação social. Além disso, traz grandes shows aclamados pela crítica nacional ao lado de artistas da região e também explora temas como a liberdade de expressão através de uma promessa de muita interatividade durante o evento. Afinal, juntos, somos fortes.

Entre os destaques da edição estão Elza Soares com seu aplaudido álbum "Deus é Mulher" e Marcelo D2, que lançou seu décimo disco acompanhado de um curta-metragem. Ao lado destes nomes já consagrados, a 5ª edição do Festival Timbre traz aos palcos os artistas independentes da região e do país todo, como CxDxF (Ituiutaba), Arthur Xará (Uberlândia), Minimal (Uberlândia), Young Lights (Belo Horizonte), Deminux (Uberlândia) entre outros.

Trazer música independente e autoral sempre foi um aspecto importante para o Festival Timbre, por isso, em todas as edições há espaço para divulgação de artistas iniciantes. "Há também um esforço para que o Festival traga os artistas locais do Triângulo Mineiro, então o line up traz sempre nomes da região", comenta Gabriel Caixeta, idealizador do evento.

Iniciando as atividades no domingo (09/09) que antecede o evento, o Timbre faz um Esquenta na Praça Paris do bairro Roosevelt, um dos bairros mais populosos e Uberlândia, com entrada gratuita. Os cearenses da banda Projeto Rivera já estão confirmados para a abertura. O evento ocorre a partir do compromisso do Festival em ocupar as praças públicas com arte e cultura de um modo acessível para toda a comunidade. Mas é na quinta (13/03), que o Festival estreia, na Granja Marileusa, com diversos shows e praça de alimentação. A entrada para esse dia também é gratuita.

Na sexta-feira, 14/09, o Festival acontece dentro do Teatro Municipal, em tom mais intimista. Para esta data é importante garantir os ingressos com antecedência pela alta procura. Além de shows com pegada eletroacústica, o público terá a chance de conferir com exclusividade o show de Gabriel Gonti (MG) convidando OutroEu (RJ). Os artistas, que já tocaram juntos, retomaram a parceria especialmente para o Festival. Plutão Já Foi Planeta (RN) e Supercombo (ES), que já gravaram em conjunto para o projeto Session da Tarde, também apresentarão seus respectivos shows.

No sábado, 15/09, na Esplanada do Teatro Municipal, o evento comprova sua magnitude com surpresas em cenografia e atividades. São diversas ações oferecidas ao público - além dos shows -, como exposição de artes e poesias, mural de graffiti, espaço infantil "Timbrim", stands interativos e feira gastronômica da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Entre as atrações musicais de sábado, potências sonora e visual se encontram no Palco Budweiser, com BaianaSystem (BA), Marcelo D2 (RJ), Elza Soares (RJ) e Porcas Borboletas (MG). No Palco Natura Musical, Karol Conka (PR), Drik Barbosa (SP), Uganga (MG) - convidando Clemente (SP) - e Lagum (MG). E no Palco J&L, Djs. Bandas novas também se apresentarão no sábado. A cada edição, há um edital voltado a artistas em início de carreira. Em 2018, foram selecionadas seis atrações, sendo quatro da região e duas de outras localidades.

E para fechar o Festival, o domingo, 16/09, promove o evento ARTE NA PRAÇA (Praça Sérgio Pacheco) edição Timbre. Além de shows ao ar livre, há feira de artesanato e alimentação, oferecendo a toda população uma tarde surpreendente em uma das praças mais bonitas e frequentadas de Uberlândia e a possibilidade de cada artesão local mostrar seu trabalho. A entrada para esse dia é gratuita e é uma ótima opção de lazer para toda família! Arte na Praça é um evento realizado há 17 anos pela Universidade Federal de Uberlândia. A parceria entre o Festival e a UFU que acontece desde a primeira edição do Festival Timbre, em 2012.

O Festival Timbre é uma produção do Timbre Cultural em parceria com a Eventaria Produções. O Festival Timbre é contemplado pela lei de incentivo estadual via Ambev (Budweiser) e Natura Musical e pela lei municipal via Martins 65 Anos.

 

SERVIÇO - FESTIVAL TIMBRE 2018 - UBERLÂNDIA

Data: 09 à 16 de setembro

 

09/09 (domingo) - Esquenta Festival Timbre

Início: 16h

Local: Praça Paris - Bairro Roosevelt, Uberlândia.

Entrada Gratuita

CxDxF (MG)

Alacarte Rap (MG)

Arthur Xará (MG)

Projeto Rivera (CE)

 

13/09 (quinta-feira) - Abertura da 5ª Edição do Festival Timbre

Início: 19h

Local: Granja Marileusa-  Espaço Ciranda - Avenida Floriano Peixoto, 5.505

Entrada Gratuita

Joana Bentes (MG)

Pássaro Vivo (MG)

Young Lights (MG)

 

14/09 (sexta-feira) - 5ª Edição do Festival Timbre

Início: 19h30

Local: Teatro Municipal (Palco Interior)

Ingressos: Loja Blessed Tattoo Uberlândia ou pelo site

https://www.ingressolive.com/festivaltimbre

Gabriel Gonti (MG) convida OutroEu (RJ)

Plutão Já Foi Planeta (RN)

Supercombo (ES)

 

15/09 (sábado) - 5ª Edição do Festival Timbre

Início: 16h

Local: Esplanada do Teatro Municipal

Ingressos: Loja Blessed Tattoo Uberlândia ou pelo site https://www.ingressolive.com/festivaltimbre

Palco Budweiser

Piêit (MG)

Porcas Borboletas (MG)

Elza Soares (RJ)

Marcelo D2 (RJ)

BaianaSystem (BA)

Palco Natura Musical

Minimal (MG)

Lagum (MG)

Uganga (MG) convida Clemente (SP)

Drik Barbosa (SP)

Karol Conka (PR)

Palco J&L

DJs a definir

 

16/09 (domingo)- Arte na Praça

Início: 13h

Local: Praça Sérgio Pacheco (Av. João Pessoa - Centro, Uberlândia).

Entrada Gratuita

Palco Arte na Praça

Deminux (MG)

Musa Híbrida (RS)

Julia Branco (MG)

Mina das Minas (MG)

Carne Doce (GO)

 

*Nos eventos com bilheteria, todos têm direito a MEIA ENTRADA: basta levar comprovante estudantil, 1 brinquedo para doação ou 1kg de alimento não perecível.

Fonte: Laura Moreira - Assessoria de Imprensa Timbre Cultural
Foto: Filipa Aurélio