Programa Pronascentes firma parceria para preservação da microbacia do Córrego Canavial

O programa Pronascentes, o IEF e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) fornecerão todo apoio técnico para as ações de diagnóstico, sensibilização ambiental dos produtores rurais.

04/09/2018 - 09h19

Programa Pronascentes firma parceria para preservação da microbacia do Córrego Canavial

Na semana passada, os representantes do Programa Municipal Pronascentes reuniram-se com os diretores da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), com representantes de produtores rurais que são cooperados da Cemil e de agricultores em regime de agricultura familiar da região do Córrego Canavial. O intuito era de firmarem uma parceria para a preservação e recuperação das 83 nascentes, pertencentes à microbacia do Córrego Canavial. Na primeira fase do processo de preservação em 2018-2019, 17 nascentes serão cercadas e reflorestadas e, ainda, outras 8 receberão mudas de árvores, já que passaram por cercamento. No acordo de parceria, ficou firmado que a Cemil, que demonstrou sua preocupação e interesse com as questões ambientais e com os recursos hídricos da bacia, doará todo material necessário para o cercamento das nascentes como: estacas, arames e mourões. A doação de mudas de árvores para serem plantadas ficará a cargo da Prefeitura de Patos de Minas e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os produtores rurais ficarão responsáveis por executar o cercamento e plantio, disponibilizando a mão de obra necessária e manutenção dessas áreas. “Essa parceria nos ajudará muito a preservar aquela área. É nosso dever procurar recursos para que nossas nascentes sejam recuperadas e preservadas”, destacou a Bióloga Encarregada do Pronascentes Eni Aparecida do Amaral.

O programa Pronascentes, o IEF e o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) fornecerão todo apoio técnico para as ações de diagnóstico, sensibilização ambiental dos produtores rurais, execução e monitoramento dos resultados. Ao fim dessa primeira fase, o Programa Pronascentes fará o diagnóstico atualizado de outras nascentes, que receberão o cercamento e cuidados propostos nessa parceria.

O projeto de recuperação ainda contará para as próximas etapas, com orientações e execuções de medidas de conservação de solo, tais como construção de bolsões, cujo diagnóstico terá o apoio técnico da Epamig e UNIPAM. De acordo com Eni Amaral, esse diagnóstico faz parte das medidas necessárias à conservação do solo para que ocorra uma melhor infiltração de água na microbacia. Para execução desses bolsões, as parcerias ainda serão melhor definidas.


  • Galeria
  • Galeria
  • Galeria
Fonte e Fotos: ASCOM Prefeitura de Patos de Minas