Instalação da Frigopatos em Patos de Minas poderá tornar-se realidade

A autorização da Infraero para iniciar a operacionalização da empresa em Patos de Minas ocorreu na semana passada.

28/04/2017 - 15h37

Instalação da Frigopatos em Patos de Minas poderá tornar-se realidade

Depois de anos buscando a regularização da área doada pela Prefeitura, a Cooperativa Frigorífica de Patos de Minas e Região (Frigopatos) conseguiu, na semana passada, a autorização da Infraero para iniciar a operacionalização da empresa em Patos de Minas.

No mês passado, a Prefeitura realizou mediação para que o processo de licenciamento ambiental da área onde será construído o frigorífero fosse analisado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Na ocasião, o presidente da Frigopatos, Saulo de Deus Vieira, esteve presente à reunião em Belo Horizonte, onde prestou esclarecimento quanto ao negócio e detalhes referente à atividade. O Copam concedeu a licença.

Conseguido o licenciamento ambiental, restava a autorização do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), já que o frigorífico fica num raio de 20 km do Aeroporto Municipal de Patos de Minas e a atividade poderia atrair aves de rapina e causar insegurança para os voos.

No final da tarde desta quinta-feira (27), em Patos de Minas, por meio do gabinete do deputado Carlos Melles, o prefeito José Eustáquio recebeu mensagem sobre a autorização para construção do Frigorífico em Patos de Minas.

No despacho, o Comando da Aeronáutica deferiu o pedido da Frigopatos com uma ressalva: o empreendimento deve manter as condições de não atratividade da fauna.

O prefeito encaminhou a decisão ao presidente da cooperativa e ressaltou a importância do empreendimento para Patos de Minas. A Frigopatos tem cerca de 50 sócios e a previsão é de abater no local cerca de 300 bovinos e 200 suínos por dia. Para os sócios, o investimento total na construção será em torno de R$12 a R$15 milhões. Os recursos serão financiados nos bancos com prazo de 10 anos para pagamento.

Além de Patos de Minas, outros municípios como Lagoa Formosa, São Gonçalo do Abaeté e Lagoa Grande integram o projeto do frigorífico.

Fonte: Toninho Cury / Clube Notícia

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias