Crea-Minas fiscaliza agronegócio em Patos de Minas e região

Conselho dá continuidade à ações de fiscalização do agronegócio na cidade, que também receberá palestras sobre o tema.

03/03/2016 - 15h14

Crea-Minas fiscaliza agronegócio em Patos de Minas e região

Entre os dias 14 a 18 de março de 2016, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) dará continuidade às ações de fiscalização dos empreendimentos do agronegócio na Regional Noroeste. Nessa fase, a ação vai se concentrar em empreendimentos de revenda de defensivos agrícolas e na concessão de crédito rural. A fiscalização vai ser realizada nas cidades de Patos de Minas, Lagamar e Vazante.

O fiscal da Regional Noroeste do Crea-Minas, engenheiro geólogo João Carlos Moreira Gomes, explica que a fiscalização nas revendas de defensivos agrícolas verifica a presença de um responsável técnico pelo receituário agronômico. “A receita tem que levar em conta aspectos como o tipo de cultura e as características do solo. É necessária a presença de um responsável técnico, porque falhas na aplicação do agrotóxico podem comprometer toda a cultura”, enfatiza João Carlos. Já a fiscalização de crédito rural será realizada nos cartórios. “Fiscalizamos junto às instituições financeiras os registros de empréstimos realizados para custeio de atividades na área agrícola e se o projeto técnico apresentado pelo produtor rural foi produzido por profissional legalmente habilitado”, acrescenta.

No dia 14/03, o Crea-Minas vai promover, em parceria com a Universidade de Patos de Minas (Unipam) , a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado (Adicer) e  Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Patos de Minas (Assenge) duas palestras sobre a atuação profissional de engenheiros agrônomos. A primeira terá como tema “Receituário agronômico e o uso do defensivo agrícola / Mercado de trabalho e remuneração” e será voltada para empresários, representantes de instituições e profissionais da área. A segunda, direcionada para alunos do curso de agronomia, tratará do “Ensino e mercado de atuação do profissional engenheiro agrônomo”. Os palestrantes serão o analista técnico da Câmara de Especializada de Agronomia do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Gustavo de Faria Freitas e o supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Emilio Mouchrek.

Para o gerente de Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro mecânico Guilherme Rodrigues, o objetivo principal das ações de fiscalização é verificar a regularidade dos empreendimentos. “Tudo está sendo feito de acordo com as novas metodologias de fiscalização do agronegócio, em parceria com os empreendedores rurais. Caso seja constatada alguma irregularidade, o empreendedor é notificado e tem um prazo para que faça as adequações”, informa. Já Mouchrek destaca a relevância do agronegócio para a economia nacional. “É importante que este trabalho seja feito levando em conta as vocações do agronegócio em cada região. Esta ação do Crea-Minas contribui com o aumento da rentabilidade destes empreendimentos, importantes peças na sustentação do PIB nacional, valoriza os profissionais técnicos e defende o interesse das pessoas que contratam seus serviços”, conta.

A iniciativa pioneira de fiscalização do agronegócio do Crea-Minas foi lançada em 2015. O modelo se tornou uma área específica na autarquia, com estrutura, análise e acompanhamento especiais.

 

Serviço Palestras

Data: 14/03/2016

“Receituário agronômico e o uso do defensivo agrícola / Mercado de trabalho e remuneração”

Horário: 15h30

“Ensino e mercado de atuação do profissional engenheiro agrônomo”

Horário: 19h30

Local: Auditório da Faculdade de Medicina da Unipam - R. Major Gote, 808 - Caiçaras, Patos de Minas

 

Fonte: Filipe Elias - Estagiário da Assessoria de Imprensa Crea/Minas

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias