Vice-governador recebe prefeitos e representantes de municípios mineiros mais afetados pela dengue

Durante o encontro, os prefeitos trocaram informações sobre as estratégias de combate ao Aedes aegypti e receberam recomendações dos integrantes do Comitê.

GOVERNADORIA - Vice Governadoria - Imprensa
15/01/2016 - 11h48

Vice-governador recebe prefeitos e representantes de municípios mineiros mais afetados pela dengue

O vice-governador Antônio Andrade, coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, recebeu nessa quinta-feira (14/1), no Palácio Tiradentes, prefeitos e representantes dos cinco municípios em situação de risco no Estado: Ubá, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Pará de Minas e Bom Despacho. O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, também participou da reunião.

Durante o encontro, os prefeitos trocaram informações sobre as estratégias de combate ao Aedes aegypti e receberam recomendações dos integrantes do Comitê, que envolvem o planejamento integrado das ações de prevenção e controle do vetor, a organização de serviços de saúde e o reforço às atividades intersetoriais, como mutirões de limpeza e ações em imóveis abandonados.

Até o momento, o Governo de Minas Gerais já liberou um total de R$ 66 milhões, valor dividido entre todo o Estado. O objetivo é incentivar a qualificação das atividades de vigilância e controle de endemias transmitidas por vetores e desenvolver ações de redução dos riscos das três doenças.

O vice-governador e o secretário de Saúde ainda apresentaram as próximas ações do Comitê, que serão executadas visando o envolvimento da população e à divulgação da campanha de mobilização do Estado:

- Reunião com 3.600 novas diretoras e novos diretores de escolas estaduais;

- Encontro com os presidentes dos consórcios de saúde de Minas Gerais;

- Reunião com prefeitos de todo o Estado, a ser realizada juntamente com a Associação Mineira de Municípios (AMM).

Foi à segunda vez que o grupo se reuniu nesta semana. Na terça-feira (12/1), Antônio Andrade e Fausto Pereira dos Santos participaram do primeiro encontro do Comitê, que contou com a presença de representantes de 17 secretarias e instituições do Estado.