SENAR capacita produtores de esteios em embutidos e defumados de carne suína

Abordaram também a importância da higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Senar
26/08/2015 - 11h20

O SENAR MINAS, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luz, levou o curso de Embutidos e Defumados de Carne Suína para a comunidade de Esteios, situada a 18 quilômetros do município.

No treinamento, os participantes aprenderam a aproveitar toda a carne do animal para a fabricação de diversos produtos, como linguiças, salames, presuntos, bacon e lombo defumado. O processo completo foi explicado com cautela desde o corte até a utilização do tempero.

Abordaram também a importância da higiene pessoal e do ambiente de trabalho.

Raquel Maria da Silva estava entre os alunos. A produtora tem 50 anos e trabalha como funcionária pública em Luz. Há oito meses passou a fabricar e comercializar produtos que aprendeu no treinamento de

Embutidos e Defumados de Frango e aumentou a renda familiar. Agora, vai expandir a fabricação utilizando também a carne suína. "Com os produtos que aprendi a fazer no primeiro curso, consigo tirar R$600,00 por mês. Minha intenção é ter mais opções para aumentar esse valor", completou ela.

A participante Juliana Miranda elogiou o curso. "O SENAR já ajudou muitas pessoas aqui na comunidade. Também consegui enxergar uma  oportunidade de ganhar uma renda e pretendo começar logo".

Na capacitação, todos são alertados quanto às normas e leis da vigilância sanitária, exigidas para quem vai entrar no ramo. "Uma das preocupações do SENAR é que os produtores rurais aprendam a fabricar produtos com responsabilidade e qualidade, oferecendo um diferencial no mercado", ressaltou o gerente Regional do SENAR em Patos de Minas, Sérgio Coelho.

Para a mobilizadora Lunara Oliveira o resultado não poderia ser melhor: "O interesse e a dedicação de cada produtor contribuiu para que o treinamento fosse muito produtivo e eles fecharam com chave de ouro cozinhando uma bela feijoada para testar os produtos".

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias