Curso do Senar auxilia produtor de queijo artesanal premiado

O campeão do 1° lugar do concurso promovido pela Emater-MG no último mês, reuniu os funcionários e outros produtores da região para curso de Qualidade do Leite, que no caso dele, afeta diretamente no

Senar
16/06/2015 - 16h10

Curso do Senar auxilia produtor de queijo artesanal premiado

Ganhar o Concurso do Queijo Minas Artesanal de Serra do Salitre foi motivo de orgulho para o produtor rural Vanderlino dos Reis Moreira. A conquista serviu de incentivo e ele fez questão de solicitar mais um dos cursos do Senar Minas com o intuito de melhorar ainda mais o trabalho realizado em sua fazenda.

O campeão do 1° lugar do concurso promovido pela Emater-MG no último mês, reuniu os funcionários e outros produtores da região para curso de Qualidade do Leite, que no caso dele, afeta diretamente no queijo produzido. “Eu já participei de diversos cursos do Senar Minas e todos me acrescentaram muito, por isso, eu quis que os meus funcionários também aprendessem mais sobre o processo, que começa lá na ordenha”, contou Vanderlino.

O treinamento durou três dias e foi realizado na própria fazenda, Rinchão.  “O Vanderlino já conhece o trabalho do Senar e sabe da importância das atualizações e do desenvolvimento das atividades rurais para obter bons resultados”, ressaltou o mobilizador do Sindicato Rural de Serra do Salitre, Edenildo Sales.

Dez pessoas participaram do curso que foi conduzido pelo instrutor do Senar Minas, Paulo Roberto Chaltein. Eles aprenderam normas básicas, como a prática correta de manejo na ordenha e medidas de higiene e sanidade animal, além de técnicas voltadas para produção, contaminação e controle de qualidade.

Para Vanderlino, o bom queijo, que rendeu classificação para o concurso estadual, depende principalmente de um leite de qualidade. “Entendemos que uma etapa depende da outra e o curso do Senar ensinou as técnicas essenciais sobre a produção de leite que, a meu ver, é a base de tudo.”

“Estamos realizando muitos trabalhos com este enfoque em toda nossa região e temos conseguido melhorar a qualidade do leite dos produtores que nos procuram”, acrescentou o gerente do Senar em Patos de Minas, Sr. Sérgio de Carvalho Coelho.

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias