Curso de Abate de Frango capacita alunos em Patos de Minas

O treinamento teve duração de 36 horas e levou aos alunos conhecimentos sobre higiene, boas práticas de fabricação, legislação, manejo pré-abate, insensibilização dos animais, técnicas de abate e arma

Bárbara Gonçalves - Assessoria de Comunicação do SENAR
06/04/2015 - 15h43

Funcionários do Abatedouro Frango Ideal, da fazenda Aragão em Patos de Minas, tiveram o privilégio de participar do primeiro Curso de Abatedor de Frango do Senar Minas realizado no estado.
Segundo o instrutor Newton de Alencar, o treinamento é o primeiro que profissionaliza o aluno exclusivamente no abate e no processamento de frangos e foi criado especialmente para atender a região. “A demanda de capacitação do profissional abatedor aqui é grande. Tive a honra de treinar a primeira turma, e foi muito produtivo”.
A capacitação do Senar foi solicitada pela prefeitura como apoio ao SIM-Serviço de Inspeção Municipal, um trabalho que garante o selo de qualidade exigido para o comercio de qualquer produto de origem animal. “Realizamos a inspeção neste abatedouro desde outubro de 2014. O Senar veio agregar ao projeto que visa aumentar a qualidade dos produtos, beneficiando o fabricante e o consumidor final. Com essa parceria, todo mundo ganha” esclarece o veterinário da prefeitura, Kleiber Ronan.
O treinamento teve duração de 36 horas e levou aos alunos conhecimentos sobre higiene, boas práticas de fabricação, legislação, manejo pré-abate, insensibilização dos animais, técnicas de abate e armazenamento.  Além de reaprenderem os trabalhos realizados diariamente, os funcionários também conheceram novas técnicas.
Hoje o Abatedouro tem uma média de produção de 300 frangos por dia, vendidos resfriados somente no comercio local. “O frango resfriado tem menor durabilidade, mas tem a vantagem de ser um produto mais fresco e de grande aceitação dos consumidores”, completa o veterinário Kleiber.
Para os participantes, que antes só preparavam o frango inteiro e em cortes primários, o curso trouxe muitos benefícios, já que aprenderam a preparar também o frango desossado inteiro e o frango desossado para rocambole.  “O frango Ideal inteiro é vendido por R$4,90. Vendendo ele desossado esse preço pode chegar a R$15,00”, conta o participante Daniel Ronnier.
O gerente do Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, destaca a grande satisfação de colaborar com o crescimento de empresas como o Abatedouro Frango Ideal. “Tenho certeza que o Senar continuará trabalhando para atender as necessidades da nossa região”.

 

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias