Avipan recebe selo de inspeção municipal

Agroindústria é a primeira empresa credenciada ao SIM.

Assessoria de comunicação do Prefeitura de Patos de Minas
08/10/2014 - 23h59

Avipan recebe selo de inspeção municipal

A solenidade de entrega do selo de inspeção à Avipan ocorreu na manhã desta quarta-feira (8/10), nas novas instalações da agroindústria na fazenda Barreiro da Granja, no km 2, na estrada vicinal Patos de Minas, sentido Alagoas. O prefeito Pedro Lucas Rodrigues participou do evento que marcou também o início das atividades da empresa. 
Segundo Pedro Lucas Rodrigues, o Serviço de Inspeção Municipal era uma reivindicação antiga do Ministério Público, Procon, comerciantes e produtores rurais. “A partir de agora, todo o produto de origem animal deverá ter o selo de inspeção”, ressaltou. 
Para o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Guilherme Naimeg, o selo garantirá a segurança alimentar dos produtos ofertados aos consumidores. “Os produtores rurais deverão procurar a Semapa, na Ceasa Regional, para fazer o pedido e providenciar a documentação para requerer o SIM”, informou.
A Câmara Municipal de Patos de Minas também teve papel fundamental na implantação do SIM. Segundo a presidente Edimê Erlinda de Lima Avelar, a casa de leis realizou audiência pública para discutir o assunto, antes mesmo da aprovação da lei.
Os sócios-proprietários da Avipan enfatizaram a importância de se adequarem às normas vigentes e a necessidade do selo para o mercado. “O frigorífico terá condições de abater 300 frangos por dia, ou seja, 2.100 por semana. Também colocaremos as nossas instalações à disposição daqueles pequenos produtores, que não tem onde abater suas aves”, disse Vilmar Humberto Soares.
De acordo com o veterinário Kleiber Ronan, da Prefeitura Municipal, a estrutura de abate do novo frigorífico é para 4 mil aves. “Para operar hoje o frigorífico é isento da licença ambiental, mas quando a empresa quiser aumentar o número de aves abatidas terá que providenciar a documentação”, ressaltou.
Presenças – Emater, IMA, Vigilância Sanitária, vereadores, secretários municipais, vice-prefeito Sandro Ângelo de Andrade, Imprensa e funcionários da Avipan, prestigiaram o evento. 
 

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias