Patrocínio recebe 6º Workshop Cemil

Tradicional evento da pecuária leiteira do Alto Paranaíba acontecerá no Parque Brumado dos Pavões, no dia 27 de agosto, e abrirá a Fenicoopa 2014.

Assessoria de comunicação da CEMIL
08/08/2014 - 23h59

Patrocínio recebe 6º Workshop Cemil

No próximo dia 27 de agosto, mais um passo será dado em prol da promoção da qualidade do leite na região. A Cemil, em parceria com a Coopa – Cooperativa Agropecuária de Patrocínio – e com as demais cooperativas afiliadas (Coopervap, Coopatos e Comadi), por meio do seu Departamento de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), promoverá a sexta edição do já tradicional Workshop Cemil. O evento mais uma vez levará informações úteis e precisas aos produtores, assim como possibilitará a interação de todos os membros da cadeia produtiva do leite e a troca de experiências acerca da realidade de cada cooperativa, de modo a estimular a busca por soluções para problemas eventualmente encontrados na pecuária e na indústria leiteira. Em 2014, o Workshop Cemil, assim como na edição anterior, assumirá o formato itinerante e será o evento de abertura da Fenicoopa 2014, em Patrocínio, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões.
De acordo com o médico veterinário e também coordenador do BPA da Cemil, Willer Alves, responsável pela organização do evento, ao contrário das edições anteriores, neste ano não haverá um foco específico para as palestras previstas na programação, mas sim uma conjunção de temas que se completam. “O objetivo principal do evento deste ano serão os aspectos relacionados à pecuária e à indústria leiteira, como a gestão da propriedade rural, a qualidade do leite e a sucessão familiar no campo”. Willer conta que os participantes terão condições de saber como está a qualidade do leite do Grupo Cemil, que será apresentada pelo Sr. Augusto César Lima, pesquisador da USP/ESALQ – Clínica do Leite. “Teremos também uma palestra com o tema Gestão na Propriedade Leiteira – Foco na Qualidade, ministrada pelo zootecnista e supervisor da metodologia do Projeto Educampo, Mateus Costa. A ideia é mostrar para os participantes que não existe gestão sem lucro e que por meio da qualidade é possível aumentar a rentabilidade das propriedades”, explica ele. 
A sexta edição do Workshop Cemil ainda contará com a palestra Sucessão Familiar no Campo – Atividade Leiteira, apresentada pelo pesquisador da Embrapa, Fábio Homero. O tema será abordado pela primeira vez na bacia leiteira do Alto Paranaíba. Willer explica: “Atualmente, é inegável que o êxodo familiar no campo é muito comum. Afinal, a maioria dos jovens não retornam às propriedades das suas famílias para sucederem os seus pais e empreenderem na atividade agrícola. Isso coloca a atividade em risco, já que compromete a renovação do campo. Daí a importância do tema para toda a família cooperativista.”
Assim como na edição anterior, o Workshop será direcionado para profissionais técnicos das cooperativas e para produtores do Grupo Cemil. A expectativa da organização é por um público estimado em 500 pessoas. Para participar, os cooperados interessados deverão procurar as cooperativas às quais são filiados (Coopatos, Coopervap, Coopa ou Comadi), portando o número do seu CPF e a sua Inscrição Rural, para confirmarem a sua participação. A inscrição será gratuita e as vagas limitadas. Estudantes de áreas agrárias também poderão participar e deverão realizar as inscrições diretamente no Departamento de Boas Práticas Agropuecuárias da CEMIL. Lembrando que as vagas são limitadas. Assim, quanto mais rápido a inscrição for realizada, maior será a garantia da participação no evento.
PROGRAMAÇÃO
09h – Recepção e inscrição dos participantes
09h30min – Abertura
João Bosco Ferreira (Diretor Presidente da CEMIL), Cilas Pacheco (Diretor Vice-Presidente da CEMIL), Renato Nunes (Diretor Presidente da COOPA) e Célio Borges (Diretor Vice-Presidente COOPA)
09h45min – 1º palestra: Raio-X do grupo CEMIL/Cooperativas afiliadas
Palestrante: Dr. Augusto César Lima – Clínica do Leite
11h – 2º palestra: Gestão na Propriedade Leiteira – Foco na qualidade
Palestrante: Mateus Costa – SEBRAE
12h30min - Almoço
13h30min - 3º palestra: Sucessão familiar no campo – Atividade Leiteira
Palestrante: Dr. Fábio Homero Diniz - EMBRAPA
15h30min – Confraternização e encerramento do evento

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias