André Merlo assume a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais

Novo secretário diz que Agenda Estratégica vai nortear o trabalho de sua gestão .

08/04/2014 - 23h59

André Merlo  assume a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais

O novo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, André Luiz Coelho Merlo, disse que a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio Mineiro, lançada em março pelo Governo do Estado, será a principal referência para os trabalhos de sua gestão. “Por meio da agenda teremos mais condições de buscar o desenvolvimento de nossa agricultura e pecuária”, enfatizou.
 
Merlo fez essas declarações nesta segunda-feira (7/4), durante a assinatura do Termo de Exercício de Cargo de Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após a cerimônia de posse realizada no Palácio Tiradentes, em Belo Horizonte, com o governador Alberto Pinto Coelho. André Merlo substitui o deputado federal Zé Silva, que reassumiu o cargo na Câmara Federal.
 
Merlo falou sobre a importância de reforçar as relações da agricultura empresarial e agricultura familiar, citando o exemplo do Pró-Genética, programa destinado a facilitar o acesso dos pequenos produtores aos benefícios da alta genética na formação de animais para a produção de carne e de leite.
 
O secretário assinalou que confia em “resultados cada vez melhores no trabalho da Secretaria com suas vinculadas para atender ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária em todo o Estado, cujas regiões são uma síntese da diversidade e riqueza do país”.     
 
Pecuarista e associativista
 
O novo secretário da Agricultura tem 48 anos. Mineiro de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, Merlo é graduado em Engenharia Mecânica e segue a tradição da família como produtor rural. Ele atua na pecuária de leite com gado Girolando, e na cria, recria e engorda de animais da raça Zebu. No período de 1986 a 2001 trabalhou simultaneamente na avicultura, como proprietário de uma granja de frango de corte localizada no município de Tarumirim, também no Vale do Rio Doce, sendo a produção destinada ao mercado interno.     
 
Merlo tem atuação destacada no associativismo rural cumprindo atualmente o segundo mandato como presidente da União Ruralista Rio Doce. Em abril de 2013, assumiu a Subsecretaria do Agronegócio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Ele destaca, entre as atividades realizadas pela Subsecretaria, os Encontros Microrregionais do Agronegócio em diversas regiões do Estado, que ajudaram a implementar e difundir programas do governo, como Minas Leite, Minas Carne, Certifica Minas Café e  Programa de Regionalização de Frigoríficos (Profrig), entre outros.
 
Participaram da solenidade de posse os servidores da Secretaria da Agricultura e os dirigentes das instituições vinculadas (Emater-MG, IMA, Epamig e Ruralminas), além dos ex-secretários da Agricultura Elmiro Nascimento e Alysson Paulinelli, representantes das entidades de produtores de Governador Valadares e Região do Vale do Rio Doce, familiares do novo secretário e representantes dos meios políticos. 
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Assessoria de Comunicação Social

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias