Aumenta procura por curso de tratorista

Só em Patos de Minas, um dos 56 municípios pertencentes à Regional, o aumento foi de 12% nos cursos de tratorista.

06/12/2013 - 23h59

Aumenta procura por curso de tratorista

Diante da necessidade de mão de obra qualificada no campo, o SENAR MINAS, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, realiza de 2 a 6 de dezembro, o curso de Operação  e Manutenção de Tratores Agrícolas, na comunidade de Café Patense. Esse é um dos 14 oferecidos este ano no município.
 
Segundo o presidente do Centro de Desenvolvimento Comunitário, Osmar Fernandes Barbosa, o local possui dois tratores, um doado pela prefeitura há 3 anos e outro comprado com dinheiro dos serviços prestados a terceiros nas propriedades particulares.
 
“Agora o poder público municipal doará mais um veículo”, diz o mobilizador Helder Pereira da Cunha. Ele lembra que, em geral, as patrulhas mecanizadas são compostas de trator e implementos agrícolas como grade, arado, pulverizador e carreta. “A nossa intenção é capacitar os futuros operadores dessas máquinas agrícolas para que as pessoas da própria comunidade possam operá-las com segurança e sem necessidade de contratar tratoristas.”
 
De acordo com dados do Escritório Regional do SENAR em Patos de Minas, neste ano, foram realizados 176 cursos para tratoristas, capacitando 1.850 participantes. “Este ano tivemos aumento de 25% em relação ao ano passado”, disse o gerente Sérgio Coelho.
 
Só em Patos de Minas, um dos 56 municípios pertencentes à Regional, o aumento foi de 12% nos cursos de tratorista. O município tem 31 Conselhos de Desenvolvimento Comunitário e três já receberam as patrulhas mecanizadas. Os novos tratores e implementos agrícolas doados são reflexo do crescimento no aumento da procura pelo curso de tratorista.
 
Outros fatores, segundo o instrutor Romero Silvério Mota, são as empresas certificadoras. Elas exigem que as fazendas como as de café, na região do Alto Paranaíba, por exemplo, tenham funcionários com o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. O Ministério do Trabalho também exige que o trabalhador rural tenha participado de cursos de reciclagem na área.
 
Os produtores rurais também estão mais preocupados com a otimização dos custos. Todos os cuidados com manutenção como troca de óleo, filtro de óleo, correia do alternador e lubrificação aumentam a vida útil do trator. A operação é outro fator importante, pois o profissional precisa saber trabalhar com uma grade niveladora e fazer curvas de nível no preparo do solo para o plantio. 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Senar Minas Regional Patos de Minas