I Congresso Brasileiro de Macaúba é realizado em Patos de Minas

O tema abordado foi a Consolidação da Cadeia Produtiva. O evento acontece no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

Igor Nunes
19/11/2013 - 23h59

I Congresso Brasileiro de Macaúba é realizado em Patos de Minas

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, participaram da abertura do I Congresso Brasileiro de Macaúba: Consolidação da Cadeia Produtiva. O evento aconteceu no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM e contou com a presença de compradores estrangeiros, interessados no óleo da planta.

A Macaúba é uma palmeira nativa brasileira muito comum nesta região do país. O fruto da macaúba também produz até cinco produtos, entre eles o carvão, a ração para animais e um óleo usado para a indústria de cosméticos. O óleo também é indicado na produção de biodiesel.

Apesar de estarem presentes em diversas fazendas da região, os produtores rurais aproveitam pouco desta planta. O Congresso Brasileiro da Macaúba foi criado para incentivar o cultivo da planta na região. O evento também contou com a participação de compradores franceses e alemães, que prometem adquirir todo o produto produzido na região. Segundo os especialistas, a cada hectare pode integrar cerca de 300 árvores, o que daria uma produção de 12 toneladas.

O evento, que teve início nesta terça-feira (19), vai até o dia 21 de novembro (quinta-feira). 

Fotos: Eduardo Santoro

Patos Notícias


Patos Notícias


Patos Notícias