Os concursos públicos que serão mais cobiçados em 2013

Previsão é de 130 mil vagas para o ano que vem e o "boom" de oportunidades na carreira pública acontece na esfera federal, segundo especialistas consultados.

09/01/2013 - 23h59

Os concursos públicos que serão mais cobiçados em 2013

 

Concurseiros terão um ano agitado em 2013. É o que preveem Marco Antônio Araújo Jr, vice-presidente acadêmico do Complexo Educacional Damásio de Jesus, e Alexandre Gialluca, coordenador de cursos preparatórios para concursos públicos da LFG.
De acordo com os dois especialistas, serão 130 mil vagas nas carreiras públicas no próximo ano, somando-se oportunidades nas esferas municipal, estadual e federal.
Se a expectativa é boa por conta da grande oferta de cargos, a preparação é árdua e demanda grande esforço. Quem ainda não começou a estudar e está de olho em uma vaga deve deixar as férias de lado e aproveitar para pegar firme nas apostilas e livros.
“É claro que isso depende de cada candidato, mas a gente sempre fala que quem está estudando há menos de um ano tem chances reduzidas”, diz Araújo Jr. De acordo com ele, a aprovação geralmente fica mais próxima a partir de dois anos de dedicação.
O “boom” de oportunidades acontecerá, de acordo com Araújo Jr e Gialluca, nas carreiras federais. “Até 2016 a expectativa é de 400 mil vagas na esfera federal por conta da aposentadoria de servidores”, diz Gialluca.
Já para 2013, estão previstas seleções na Polícia Federal, para delegado, escrivão e agente. Mas não é só isso. O Ministério da Fazenda, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária),o  Banco Central,o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o MEC também devem entrar no radar dos concurseiros de plantão. 
A grande atração pelos certames está relacionada aos salários. “Segundo o IBGE a remuneração na carreira pública supera em 92% a da iniciativa privada, por isso a procura é tão alta”, diz Gialucca.
 
 
Fonte: http