População ainda não entende a grandiosidade do serviço prestado pelo Samu

12/09/2008

Uma SAMU gasta em média de 6 a 8 minutos para chegar em uma ocorrência.

Ambulância de Suporte Avançado do Samu (Fotos: Igor Nunes)

Ambulância de Suporte Avançado do Samu (Fotos: Igor Nunes)

Segundo o médico responsável pelo serviço em Patos de Minas, Délio Borges Filho, a população ainda não tem noção da grandeza dos serviços prestados pelo Samu. Os trotes são freqüentes e estão interferindo no atendimento real.


Para se ter uma idéia, de acordo com as gravações do Samu, em média, uma ambulância gasta de 06 a 08 minutos para atender. Cronometrado desde o momento que recebe a ligação até a comunicação pelo rádio do enfermeiro com a base, que serve de suporte, relatando o tratamento necessário que está sendo ministrado no paciente. Por dia são registrados até 180 ligações. “Como médico posso dizer que o tempo que gastamos para iniciarmos o atendimento é bom”, disse.


Seria o mesmo que cada cidadão tivesse um médico com enfermeiro experiente, uma ambulância de suporte avançado para atendimento nesse tempo. São poucos os serviços de saúde que podem oferecer essa assistência e muito menos os brasileiros que podem contratar um tipo de seguro médico com esse suporte.


São inúmeras as situações em que o Samu está presente. No relatório, onde refere-se sobre os tipos de ligações, as mais comuns são oriundas de domicílios, corresponde a 44%, num total de 59 especificações diferentes.


E os trotes só perdem em números de ligações para os atendimentos que correspondem a 77%, os trotes 11%, dentro do universo de 18.519 ligações no período de 01 de Janeiro a 20 de Agosto de 2008. Até engano acontece, 03%, ou 803 ligações.


Por ser ligação gratuita as crianças são as que mais fazem os trotes. Conforme contou o médico, já houve caso que se ouvia no fundo da ligação, familiares conversando e as crianças brincando no telefone.


Para agilizar ainda mais o socorro, visando diminuir o tempo de espera, contado a partir do acionamento até o atendimento, é necessário fazer outras bases na cidade. Isso cabe ao gestor público. Dentro de dois a três anos deverão iniciar a instalação de Samu regionais, em Niterói, RJ, já estão fazendo os testes, “de qualquer lugar será possível acionar uma ambulância”.


O cidadão aproveita que o Samu tem prioridade, muitos fazem uso errôneo dela, mesmo quando o quadro de saúde não configura urgência nem emergência ou que tem condições próprias de locomoção, mas não o fazem, acionam o serviço. “É comum a população ver uma pessoa caída no chão e sem observar direito o cidadão, aciona o Samu sem a devida necessidade”, reclamou e continuou, “devem checar direito, se inteirar do que está acontecendo”.


Um conceito que a população tem sobre o Samu é que ele tem a função de carregar a pessoa até um hospital, mas não. O Samu, antes de sair do local, para levar o paciente até o centro de tratamento, faz todo atendimento necessário e, somente depois, de todo procedimento feito e que o quadro clínico esteja estável é que o mesmo será levado para o hospital.


Lei Seca - A vinda da Lei Seca só teve um pequeno efeito no seu lançamento. Agora, o Samu já registra os mesmos números de antes, ou seja, os motoristas patenses são mesmo irresponsáveis e os acidentes, principalmente, no finais de semana, envolvendo veículos, os condutores estão com sintomas de embriaguês.

Autor: Raynes Furtado. Colaborador e jornalista da Folha Patense.
  • Unidade de Suporte Avançado.
  • Enquanto a ambulância esta a caminho, o médico orienta as pessoas sobre os procedimentos a serem tomandos.
  • Unidade de Suporte Básico.
  • Unidade de Suporte Avançado.
  • Délio Borges F. Filho - Médico responsável pelo serviço.
  • Unidade de Suporte Avançado.
  • Caixa de remédios.
  • Sala onde são recebidas as ligações e encaminhadas para as Ambulâncias.

Comentários

  • Américo | 10/06/2010

    Com a pesquisa feita junto ao SAMU de Patos de Minas percebi sim a grandeza desse profissional.
    Parabenizo a todos pelo trabalho devotado a população de Patos de Minas.

  • rumana | 15/09/2008

    parabenizar a todos os anjos da saude de patos pelo trabalho que fez a dois anos atras,pela saude do meu pai nas horas mais dificeis que minha passou os ultimos momentos dele com ela agoniado por um socorro ,obridagado a todos que puderam ajudar ele ,que deus possa retribuir a cada um de vcs muita saude,sebastiao v. nunes era ,meu saudoso pai falo da bahia sempre que posso entro nas noticias de patos valeu a toda equipe...

Comentar Notícia

PUBLICIDADE

VIDEOS

PATOS NOTÍCIAS| Patense vence concurso de desenho contra homofobia

20/06/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AGENDA
FOTOS

PARCEIROS