Peeling para renovar a pele do rosto

10/03/2009

Para você ficar com a cútis linda e sem problemas que são agravados com o calor (manchas, oleosidade excessiva, desidratação, acne, flacidez e marcas de expressão). Veja alguns tipos de tratamento.

(Foto: iTodas.com)

(Foto: iTodas.com)

Existem peelings que podem ser realizados agora, às vésperas da chegada oficial do verão, sim senhora!


“A vantagem de se submeter a esse tipo de tratamento é assegurar que a pele não engrosse e fique muito bem-cuidada durante toda a estação”, explica a dermatologista Carolina Ferolla (SP).


Esses benefícios valem inclusive para quem é disciplinada com a beleza durante o ano todo. “Por remover as células mortas, o procedimento facilita a ação dos cosméticos usados em casa e ainda aju-da a combater os estragos causados pela poluição, estresse e ar condicionado, por exemplo.

Eles fragilizam a barreira lipídica que protege a epiderme e retém água dentro das células”, completa a dermatologista Érica Monteiro, colaboradora do setor de Cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E aí, se convenceu? Ótimo. Escolha agora o método que é a sua cara:

 

Peeling de ácido aminolevulínico + luz de diodo

 

Como funciona?

 

O ácido, também conhecido como ALA, é aplicado na face toda e age durante uma hora, quando a luz de diodo entra em cena. A dupla remove a primeira camada da epiderme e estimula o rejuvenescimento das células, fazendo surgir uma pele mais firme e com menos marcas de expressão.

 

Dói?

 

O que se sente é um ardor por cerca de duas horas depois do peeling. Para amenizar esse desconforto são indicados analgésicos. Como o rosto fica vermelho e descama por uma semana, é preciso ficar longe do sol e usar protetor diariamente.

Um dos grandes males do sol é destruir a elastina, uma proteína fibrosa e elástica produzida naturalmente pelo organismo para dar sustentação ao rosto. Quando ela está em baixa, a cútis literalmente cai e a face perde o contorno, além de ficar com aspecto de cansada e envelhecida.

 

Peeling de ácido pirúvico

 

 

Como funciona?

 

São aplicadas de duas a três camadas do ácido, que é removido após 15 minutos. “A grande vantagem desse ativo, usado numa concentração que varia entre 60% e 70%, é que ele quebra a ligação entre as células fazendo com que elas descolem e descamem. resultado é um rosto mais liso, hidratado e firme”, fala Érica.

 

Dói?

 

Não, mas arde durante a aplicação, que dura meia hora, e a área fica vermelha por 12 horas. Ao longo do tratamento é essencial usar protetor solar e hidratantes.

 

Peeling de cristal e de ácido salicílico

 

Como funciona?

 

O primeiro remove a camada córnea e desobstrui os poros, enquanto o segundo faz a renovação das células da epiderme, deixando-a clara, limpa e luminosa. “sessão dura cerca de meia hora. Nesse tempo é feita uma limpeza e, em seguida, uma exfoliação mecânica. Depois é espalhado o ácido salicílico de 10% a 30%. Ele é removido em cerca de quatro minutos”, explica a dermatologista Érica Monteiro.

 

Dói?

Não, mas arde por uns 15 minutos e a região fica vermelha por até 12 horas. É recomendado evitar o sol durante o período de tratamento e usar protetor solar.

 

Bons companheiros

 

Para potencializar a ação e o efeito do peeling, seja qual for o escolhido, os médicos recomendam o uso de alguns cosméticos em casa. “antes do procedimento é interessante usar produtos à base de ácido salicílico combinado ou não com enxofre, retinol e protetor solar com vitaminas C e E. Depois invista em água termal, hidratantes leves, cremes e géis com substâncias controladoras da oleosidade e, de novo, muito filtro com FPS 30 ou mais”,

 

Peeling de ácido retinóico

 

Como funciona?

 

Segundo a dermatologista Carolina Ferolla, o ácido retinóico na concentração de 1% a 10% promove a descamação da epiderme, afinando-a e eliminando as células mortas.

 

“A aplicação é rápida, pois só precisa limpar e desengordurar a área e espalhar o produto com a ajuda de um pincel. Cerca de seis a oito horas depois, a paciente remove a substância em casa, com água e sabonete neutro”, completa.

 

Dói?

 

Não, mas a região fica sensível, avermelhada e descama suavemente por até cinco dias.

 

Peeling de ácido mandélico

 

Como funciona?

 

Uma camada fina de ácido mandélico entre 30% e 50% é espalhada com um pincel. Após o tempo de ação, que varia com o estado de pele, a substância é neutralizada com água ou solução de bicarbonato de sódio. Sua função é retirar a camada córnea, a fim de aumentar a penetração dos agentes hidratantes.

 

Dói?

 

Sim, mas o ardor e a vermelhidão são suaves e duram até meia hora depois que o produto é retirado. Descamação, discreta, tem início 48 horas após a sessão e se prolonga por cerca de dois dias.

 

Uma dica: não tente puxar a camada que se desprende. Deixe que ela saia naturalmente quando você lavar e secar o rosto.

Peeling de ácido salicílico

 

Como funciona?

 

Além da ação antiinflamatória, o ácido a 30% combate a bactéria causadora da acne e reduz a produção de gordura pelas glândulas sebáceas. “Daí ele ser indicado tanto para prevenir a formação dos cravos quanto para atacar as espinhas”, diz Carolina Ferolla. Para isso, basta limpar o local, passar uma camada fina do ácido com uma gaze e remover após quatro minutos.

 

Dói? É comum sentir ardor e a área ficar vermelha durante a aplicação, mas raramente descama.         

Comentários

  • juliane ramos | 05/04/2012

    OlanUsei ocido retinoico por 8 dias em casa, uma concentração baixa 0,025% no entanto tive uma grande descamação..quando fui p fazer o peeling d cristal mais o de acido retinoico, minha dermato nao quis fazer,pois minha pele apresentou grande sensibilidade ao retinoico, enatao fizemos o d cristal e o mandelico...doeu muito,nao consegui ficar mais d 1 min c ele... apos algumas horas a pele começou a ficar escura, hj estou c o rosto um pouco inchado.... espero q esteja tdo bem, e q essas reaçoes sejam normais...

Comentar Notícia

PUBLICIDADE

VIDEOS

PATOS NOTÍCIAS| Patense vence concurso de desenho contra homofobia

20/06/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AGENDA
  • 31/12/1969

FOTOS

PARCEIROS