O desodorante certo

07/10/2008

Descubra qual desodorante regula melhor sua transpiração.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Tomar um banho pela manhã traz uma sensação de limpeza e bem-estar. Para manter o corpo revitalizado durante todo o dia, alguns cuidados podem prolongar o conforto e evitar o suor excessivo e o odor característico da transpiração na região das axilas, como a escolha do desodorante ou antitranspirante adequado.



“A transpiração e o mau cheiro nas axilas são reações do corpo estimuladas pela produção de secreção da glândula sudorípara e pela proliferação de bactérias no local, causada, por sua vez, pelo desequilíbrio da flora da pele”, explicou a dra. Marjorie Mello, dermatologista especializada em Cirurgia Dermatológica, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.



Dependendo do tipo de desconforto, seja ele suor excessivo ou odor desagradável, é imprescindível escolher se o ideal é usar desodorantes ou antitranspirantes.



Segundo o dr. Fernando Bezerra, dermatologista especializado em cosmiatria e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, a industria cosmética produz desodorantes e antitranspirantes, dois produtos com funções distintas. “O desodorante não possui ativos para diminuição da sudorese. A sua função está mais focada no combate da bactéria, que também causa o mau cheiro. Enquanto os antitranspirantes atuam com efeito contrário, ou seja, mais na redução da transpiração”, explicou.



A maioria dos desodorantes e antitranspirantes diminuem de 30% a 40% a transpiração. “O odor melhora temporariamente, de 4 a 6 horas. As fragrâncias, as substâncias anti-bactericidas e os concentrados de sais e alumínios presentes atuam na redução da irritação da pele e diminuem a sensação de suor”, revelou o dermatologista Fernando.



Atualmente, muitos fabricantes começaram a transformar seus desodorantes em antitranspirantes. “A base alcoólica está sendo substituída pela suspensão em ar ou vapor, ou seja, o spray no lugar do aerosol, porque o álcool é uma das substâncias que podem causar irritação à pele.”, afirmou Fernando.



O desodorante ideal


Há dezenas de marcas do produto e de opções de aplicadores, que podem ser encontrados nas gôndolas de supermercados, farmácias e lojas especializadas em beleza. Entre as marcas mais indicadas pelos dermatologistas estão os das marcas Vichy, Futura Biotec e Spirial.





O mercado de cosméticos oferece três tipos de desodorantes e antitranspirantes. Veja qual deles é o mais adequado para você:





Indicados para os homens



Spray: possui base alcoólica e é o mais antigo e comum no mercado. É mais indicado para os homens pela ação de bloquear a ação das glândulas sudoríparas.



Aerosol: irrita menos a pele por não possuir álcool, além de permanecer mais tempo ativo no local. Deve ser aplicado de uma a duas vezes ao dia. Esse tipo de aplicador, que libera partículas antitranspirantes suspensas no ar, também é ideal para áreas mais extensas do corpo, como peito e barriga. O jato de ar seco irrita mais a pele da mulher, porque é mais fina do que o homem.



Indicados para as mulheres



Rolon: tem duração um pouco maior do que os outros, de 8 a 12 horas. O filme protetor que reveste as axilas traz algumas vantagens: além do produto ser liberado aos poucos no corpo, o hidratante presente irrita bem menos a pele do que os outros tipos de desodorantes ou antitranspirantes. A desvantagem é que ele pode estimular o aumento da secreção de outras glândulas, como as sebáceas, e causar a obstrução dos poros e inflamação. Como esse tipo de produto fica em contato direto com a pele, recomenda-se que ele seja limpo com lenço umedecido para evitar a contaminação bacteriana e o mesmo desodorante ser usado em apenas região do corpo, axilas ou virilha. “Esse crescimento de bactérias pode aumentar também o mau cheiro”, diz o dermatologista Fernando.



Creme: esse produto geralmente possui a mesma composição do rolon. O creme antitranspirante é mais recomendado para a região da virilha. Como esse produto possui substâncias que amaciam a pele, a hidratação evita a proliferação de bactérias.



Os desodorantes e antitranspirantes de creme ou rolon são recomendados também para pessoas de pele sensível.



O ideal é atentar à quantidade de sal do produto. Quanto maior sua concentração, maior também será a probabilidade dele causar alergias.



Hiperidrose


A hiperidrose é o suor excessivo em várias partes do corpo, como axilas, virilha, pescoço e mãos, causada por uma disfunção do nervo simpático. Essa transpiração pode ocorrer várias vezes ao dia, tanto sob clima quente quanto frio.



“Pessoas com hiperidrose devem usar desodorantes mais fortes para reduzir a transpiração excessiva nas axilas e virilha ou pode optar por produtos manipulados, que tenham maior concentração de sal, o que pode aumentar a irritação da pele”, disse Fernando.



Outras opções para diminuir a sudorese são aplicações de injeção da substância Toxina Botulínica, que reduz a transpiração de 60% a 90%. O especialista Fernando recomenda a avaliação de um médico para que o paciente tenha mais orientações sobre os tratamentos e até cirurgias que podem reduzir consideravelmente o suor excessivo. “Pela relação custo/ benefício, indicamos a cirurgia de retirado do gânglio, na coluna cervical, ou sessões de ondas eletromagnéticas, que despolarizam as células e diminuem a concentração sudorípara”, conclui.

Comentários

  • Ozi | 11/03/2013

    Olá, eu tinha hiperidrose, operei em 2005. A operação foi super tranquila, o pós operatório doeu bastante, mas em 2 dias passa a dorzinha. No meu caso a transpiração passou para a parte interior da coxa e costas, mas nada se compara ao suor que tinha nas mãos e axilas, já acordava com as mãos pingando, usei todos os produtos que exite no mercado e nada adiantou. Fiz cirurgia de membro superior, então meus pés transpiram ainda e muito, a mão resolveu completamente, mas as axilas transpiram bastante ainda, mas nem se compara com antigamente, resolveu uns 70%. Recomendo a cirurgia.

  • lu | 31/01/2013

    spirial comprei de &52 e n resolvel nada agora comprei driclor um pouco mais caro 90 ,mais dizem q e muito bom n

  • luana | 31/01/2013

    gente eu também tenho hiperhidrose nas axilas ,eu fiz uma consulta com a dermatologista e ela me falou q a cirurgia e ariscada e pode não resolver e trazer ate outros poblems ,ela me indicou spirial mas n resolvel ,mais dizen q driclor e a solução o meu ta quase chegando espero q tenha resultado ....bjs fiquem tds com Deus ,e que ele possa nos ajudar

  • CLSM | 03/12/2012

    OI, EU TBM SOFRO COM HIPERIDROSE JA FUI AO ''DERMA'' E DEXISTIR DE ALGUM METODO P/ INIBIR O SUOR EXCESSIVO,TRANSPIRO MUITO , PRINCIPALMENTE PELAS AXILIAS... TENTO CONTROLAR O SUOR COM DESODORANTE/ANTITRANSPIRANTES COM FRAGANCIAS FORTE POR CONTA DO ODOR ( QUE DESSE MAL NAO SOFRO - ODOR ).. UM CONSELHO QUE : DEIXEM SUAR, ISSO É VIDA.. INFELIZMENTE NAO EXISTE NINGUEM PERFEITO. OK Q ISSO ACABA SENDO CONSTRANGEDOR, MAS INFELIZMENTE TANTO NOS QUANTO A SOCIEDADE TEEM Q SE DAR COM TODOS OS DEFEITOS..

  • Claudia | 19/10/2012

    Eu já tentei de tudo, Vichy creme tratamento 7 dias, Vichy roll on Stress Resist, Spirial, etc. Nada resolveu, além de todos eles deixarem aquela mancha amarela e fétida nas roupas.nJá procurei tratamento com cirurgia, mas o próprio médico diz ser arriscado, pois pode parar nas axilas e passar o suor para outra parte do corpo.nO Driclor é bom no início, porém por ser muito forte, mesmo usando só à noite, me causou uma alergia terrível nas axilas.nSinceramente não sei mais pra onde correr.

  • mariana dias da silva | 25/07/2012

    sabe não sei mais o que faço ja usei rexona clinical ate controla um pouco não adianta muito na transpiração o odor continua e como incomoda é orrivel e constrangedor ter isso a gente não fica tranquila com esse odor

  • Juju | 31/05/2012

    N usem o vichy pq n resolve nadaa

  • mariana | 07/03/2012

    OLÁ PESSOAL FUI NA MEDICA DERMATOLGISTA ONTEM ELA DISSE QUE QUEM TEM HIPERIDROSE NAÕ TEM CURA E SIM CONTROLE COM ANTIBIOTICOS DE SOLUÇAÕ TÓPICO OU APLICAR BOTOX SÓ QUE FICA EM 1.800 REAIS ELA ME PASSOU ANTIBIOTICO PRA PASSAR NAS AXILAS E RECOMENDOU O DESODORANTE SPIRIAL

  • edna | 03/03/2012

    tenho hiperidrose e isso me incomdar muito nas mãos e nos pes axilas o que eu faço

  • MARIANA | 22/02/2012

    AI COMO QUERIA RESOLVER O MEU PROBLEMA QUE É HIPERIDROSE COMO É HORRIVEL TER ISSO

  • Dani | 04/10/2011

    Driclor acaba com a sudorese. 100% garantido!

  • Nônica | 12/07/2011

    Eu tenho Hiperidrose e sempre mudo de desodorante pra ver qual o melhor qd mudo resolve mais depois volta de novo a minha as vezes esta fraquinha mais as vezes ta muito forte eu tenho um namorado e vou me casar com ele e tenho medo pq vamos morar junto e apesar dele ser homem minhas blusas são mais manchadas q as dele e mais fedidas tb eu nao sei como fazer queria muito essa cirurgia mais e muito cara. se alguem souber algo por favor me avise.

  • RITA | 01/04/2011

    Eu fiz a cirurgia da hiperidrose, a simpatectomia, mas a mim funcionou apenas para as mãos, mas que mesmo assim já me deixou muito feliz. Ela custou em torno de R$ 1800,00 na Santa Casa de POA, mas isso a uns 5 anos atrás. Espero ter ajudado.

  • Joana | 13/03/2011

    Oi Vera! Por favor onde posso encontrar esse desodorante driclor? você usou o roll-on ou a loção?Obrigada.

  • ~vera | 04/02/2011

    Olá´pessoal !! tenho o problema de hiperidrose na axila e resolvi com driclor . Usei durante uma semana e depois reduzi para 2x na semana e agora só 1x por semana e não transpiro mais . Tomem o cuidado de usar somente com as axilas bem secas de preferencia a noite para dormir . Foi a solução para o meu problema e espero ter ajudado . O driclor custa entre 59,00 e 69,00 .

  • Felipe | 03/02/2011

    Tem sim tratamento pelo sus .
    Mas tem que agrardar um bom na fila de espera para que seja feita a simpatectomia a cirurgia indicada;.

  • Rafael | 28/01/2011

    Spirial spray além de ser caro, é muito dificil acha-lo.
    Recomendo garnier, o spirial custa em média $48, e o garnier masculino $6,50

  • jaque | 16/01/2011

    Adorei as informações do site. Tenho hiperidrose nas axilas, sofro d+, pois no meu trabalho mesmo com o ar condicionado ligado e eu morrendo de frio a minha camisa fica molhada de suor na parte das axilas, é muito constrangedor.
    Através das informações que obtive vou procurar uma solução.
    Aviso quando encontrar.

  • HOMEMH | 17/09/2010

    ALGUEM SABE INFORMAR O PREÇO MEDIO DA CIRURGIA DE HIPERHIDROSE....???

  • j... | 10/09/2010

    posso usar o indicado para homens?
    minha dermatologista me indicou o spirial, mas parece que o indicado para homens e melho.
    obrigado.

  • Adriana | 06/09/2010

    Eu sofro desta doença chamada hiperidrose, nas axilas, mãos e pés e isso me traz muitos constrangimentos,eu já conhecia esse tratamento da cirurgia, mas ele é caro, infelizmente ñ tenho como fazer, agora estou fazendo buscas para saber se este tipo de cirurgia é realizada nos hospitais públicos.... Assim q tiver novidades conto p/ vcs.

  • L... | 20/04/2010

    Eu possuo a hiperhidrose na axila e sofro com isso pois o odor liberado me traz constrangimentos.Eu li varios sites dizendo que o meio mais eficiente é a sirurgia ou a toxina botulínica e por enquanto eu não tenho como fazer pelo custo.
    Gostaria de saber qual composição devo procurar num desodorante e se existe o tratamento na rede publica.
    Gostaria de agradecer as informações contidas nesse site pois foi de grande ajuda.

Comentar Notícia

PUBLICIDADE

VIDEOS

PATOS NOTÍCIAS| ONG oferece apoio a pacientes com câncer

10/04/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AGENDA

PARCEIROS